Megaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros

Por Metrópoles 31/10/2025

A megaoperação policial realizada na terça-feira (28/10) nos complexos da Penha e Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, repercutiu intensamente em todo o Brasil e no exterior. Diversos brasileiros se manifestaram em pesquisas sobre a ação, que terminou com 121 mortos — número que supera o do Massacre do Carandiru.

A operação, batizada de Contenção, é considerada a mais letal da história do Rio e do Brasil no século 21. O governo estadual mobilizou cerca de 2,5 mil policiais civis e militares, com o objetivo de conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir aproximadamente 100 mandados de prisão contra criminosos de alta periculosidade.

Saiba o que dizem pesquisas

Segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (31/10), 55,2% dos brasileiros aprovam a ação, enquanto 42,3% desaprovam. Outros 2,5% não souberam ou preferiram não responder. A divisão de opiniões é mais evidente entre quem não vive em comunidades.

Na capital fluminense, porém, o apoio é maior: 62,2% aprovam a ação e 34,2% desaprovam.

A pesquisa indica ainda que a maioria dos moradores de favelas do Rio é favorável à operação: 87,6% se disseram a favor e 12,1% contra. Considerando moradores de favelas em todo o país, o apoio é de 80,9%.

O levantamento da AtlasIntel entrevistou 1.098 pessoas de forma on-line por meio do Atlas RDR (recrutamento digital aleatório) de 29 a 30 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Repercussão nas redes sociais

A megaoperação também gerou grande mobilização nas redes sociais. Um levantamento da Timelens, empresa de tecnologia e inteligência de dados, identificou 289.934 menções ao assunto entre terça (28/10) e quarta-feira (29/10).

Segundo a análise, 62% dos usuários se posicionaram a favor da operação, enquanto 32% fizeram críticas.

Os outros 6% expressaram medo ou neutralidade. O estudo observou postagens no X (antigo Twitter), YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

Megaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros16 imagensMais de 50 corpos foram localizados em comunidadesCorpos deixados em via do RioMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileirosMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileirosMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileirosFechar modal.Megaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileirosMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros1 de 16

Cadáveres foram deixados na Praça São Lucas, na Penha

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros2 de 16

Mais de 50 corpos foram localizados em comunidades

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros3 de 16

Corpos deixados em via do Rio

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros4 de 16

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros5 de 16

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros6 de 16

Foto: Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros7 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros8 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros9 de 16

Cadáveres serão recolhidos

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros10 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros11 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros12 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros13 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros14 de 16

Moradores empilham e fazem contagem de corpos após operação da polícia contra o CV no Rio de Janeiro

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros15 de 16

Tercio Teixeira/Especial MetrópolesMegaoperação: o que pesquisas revelam sobre a opinião dos brasileiros16 de 16

Megaoperação no Rio deixa mais de 100 mortos

Tercio Teixeira/Especial Metrópoles

Leia também

Testemunhas de algum crime ou incidente de segurança pública

Ainda no levantamento do AtlasIntel, os entrevistados foram questionados sobre terem presenciado crimes ou incidentes de segurança nos últimos três meses.

  • Na cidade do Rio, 57,6% afirmaram que sim; 42,4% disseram que não.
  • Nas favelas do estado, 70,3% disseram ter testemunhado crimes; 29,7% não.
  • No país como um todo, 73,8% afirmaram que não presenciaram delitos; 26,2% disseram que sim.
  • Entre moradores de favelas no Brasil, 64,8% disseram que testemunharam crimes; 35,2% não.

Além disso, o estudo mostra que 77,6% dos moradores do Rio dizem que frequentemente evitam algumas regiões da cidade por causa da preocupação com a criminalidade.

Quando é incluído quem evita essas áreas” às vezes”, esse número sobe para 94,1% dos habitantes da cidade.

Relembre a operação

A ação foi realizada de forma conjunta pelas Polícias Civil e Militar.

O total foi de 121 mortos, se tornando a operação a mais letal da história do estado e do país. Ao todo, 113 pessoas foram presas, entre elas Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão”, apontado como braço direito de “Doca”, líder do CV. As forças de segurança apreenderam 118 armas, sendo 91 fuzis.

Diante da repercussão e da escalada da crise, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador Cláudio Castro (PL) anunciaram, na quarta-feira (29), a criação de um escritório emergencial integrado para coordenar ações contra o crime organizado no estado.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.