A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trouxe para o Acre, nesta segunda-feira (3), durante mais uma edição do Exporta Mais Brasil, a empresária e produtora de café Carmem Lúcia Chaves de Brito, mais conhecida como Ucha, eleita pela Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio.
SAIBA MAIS: Jorge Viana traz empresários de 9 países ao Acre para comprarem café de produtores locais

‘O café do Acre tem notas únicas’, diz produtora eleita pela Forbes uma das mulheres mais poderosas do agronegócio/Foto: Reprodução
Referência nacional na produção de cafés especiais, Ucha também preside a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Em coletiva à imprensa, a produtora afirmou que o café do Acre entrega “notas sensoriais únicas”.
CONFIRA: Empresário da Croácia diz que está impressionado com o café do Acre e pretende comprar produto
“É uma alegria imensa para mim estar aqui como presidente da BSCA, representando a Associação Brasileira de Cafés Especiais e também como produtora de café. No meu caso, como estou lá em Minas Gerais, o nosso sistema produtivo é mais voltado para os arábicas, em função das condições e das localidades, que fazem com que a gente opte ou pelos canéforas ou pelos arábicas. Mas é uma honra, é uma alegria para mim estar neste lugar, porque o que nós estamos descobrindo, de alguns anos para cá, é que os canéforas brasileiros são simplesmente maravilhosos”, afirmou a empresária.

Ao todo, 26 produtores da Amazônia estão envolvidos nessa ação, sendo 24 do Acre e 2 de Rondônia | Foto: ContilNet
“Vocês que produzem os canéforas, o robusta amazônico do Acre, entregam nas xícaras perfis sensoriais únicos, encantadores, impactantes e que realmente, quando você coloca esse café na boca, diz: ‘Meu Deus, o que é isso aqui?’. Então, é com muita alegria que nós estamos aqui”, continuou.
Ucha voltou a exaltar a qualidade do café acreano e fez um apelo aos produtores:
“Estamos juntos. Por isso, nós estamos aqui hoje para convocar os produtores do Acre — cafeicultores e cafeicultoras — para que realmente tentem fazer a diferença, tentem colocar de fato o seu manifesto em cada xícara, honrar essas cultivares maravilhosas que vocês estão plantando aqui, cuidar disso, zelar por esse café, para que a gente consiga realmente entregar o que ele tem de potencial sensorial nas xícaras. Que o mundo entenda que também aqui, na região amazônica, podem ser encontrados cafés incríveis, capazes de agradar todos os paladares do mundo. É uma alegria estar aqui com vocês. Estou encantada com os cafés que estou encontrando e com o que os produtores, cafeicultores e cafeicultoras estão fazendo. Isso é uma alegria, e é isso que queremos entregar para o mundo: os cafés especiais do Brasil”, concluiu.
O evento desta segunda-feira (3), realizado pela ApexBrasil, reuniu 24 produtores de café do Acre, que apresentaram seus produtos a nove compradores internacionais dos Estados Unidos, Chile, Espanha, Croácia, Rússia, Israel, Emirados Árabes Unidos, China e Tailândia.
