Empresários de Rio Branco priorizam jovens de até 29 anos em vagas de emprego, aponta Fecomércio

Quase metade das empresas exige ensino médio completo, enquanto a maioria não faz distinção entre homens e mulheres nas contratações

Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC) revelou que a maioria dos empresários de Rio Branco tem dado preferência a profissionais mais jovens. Segundo os dados, 58,2% dos empreendedores entrevistados afirmaram priorizar a contratação de pessoas com até 29 anos.

A pesquisa ouviu 104 empresários da capital acreana de diversos setores, como vestuário, calçados, acessórios, óticas, cosméticos, farmácias, móveis e eletrodomésticos. Apesar da tendência por candidatos mais jovens, 38% dos entrevistados afirmaram não estabelecer uma faixa etária específica para contratação.

Quase metade das empresas exige ensino médio completo, enquanto a maioria não faz distinção entre homens e mulheres nas contratações/ Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Para a empresária Ana Carolina Labate, proprietária de uma escola de idiomas, a escolha por profissionais dessa faixa etária está relacionada à familiaridade com a tecnologia e à maior flexibilidade de horário. “Em uma escola de inglês, a tecnologia é uma ferramenta constante. Os jovens dominam esses recursos com mais facilidade e, além disso, muitos já têm conhecimento em uma segunda língua”, destacou.

O estudo também analisou outros critérios que influenciam o processo seletivo, como escolaridade e gênero. Pelo menos 49% das empresas exigem ensino médio completo, enquanto 44,4% afirmaram não adotar esse requisito. No que diz respeito ao gênero, 68,5% dos empresários disseram não fazer distinção entre candidatos homens e mulheres, mas 31,5% ainda consideram o sexo relevante, especialmente em funções que demandam características específicas.

PUBLICIDADE