Com a proximidade do verão, os insetos começam a se tornar presença constante: moscas, mosquitos, formigas e baratas tentam invadir casas e apartamentos. Embora existam inúmeros produtos no mercado, há soluções naturais e acessíveis que também funcionam.
Leia também
-
Adeus, baratas! 4 repelentes naturais que afastam os insetos de casa
-
Chega de mosquitos: truque simples ajuda a afastar os insetos
-
5 insetos comuns que transmitem doenças graves e até fatais aos pets
-
Besouro arretado: novas espécies de insetos são achadas na Caatinga
Uma delas é colocar folhas de louro atrás da porta ou dentro de armários. O biólogo Fabiano Soares explica: “As folhas liberam um óleo essencial que incomoda e desorienta os insetos. Eles têm dificuldade de perceber alimento ou matéria orgânica e acabam saindo do ambiente.”
Colocar uma folha de louro atrás da porta é um truque simples, mas eficaz, para evitar o grande problema dos insetos
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Como o louro age nos insetos
O efeito não é milagroso, mas funciona como um repelente natural. Quando uma barata, uma mosca ou até mesmo uma traça entra em contato com o aroma, percebe que o ambiente não é favorável e tende a se afastar. “O óleo essencial cria uma desorientação nos insetos, que preferem procurar outro local”, completa Soares.
Higiene e cuidado continuam essenciais
O louro sozinho não resolve infestações já existentes. De acordo com Fabiano, é fundamental manter o ambiente limpo, arejado e sem pontos de umidade ou bolor, especialmente em locais quentes e abafados, como rodapés, frestas e sob móveis. “Combinado a esses cuidados, o efeito repelente das folhas de louro se potencializa, tornando a casa menos atrativa para os insetos.”
