Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é årea livre da doença

Por AgĂȘncia Brasil 12/11/2025 Ă s 13:02


Logo AgĂȘncia Brasil

Os casos de sarampo no Brasil, este ano, chegaram a 37, apĂłs mais trĂȘs infecçÔes confirmadas na cidade de Primavera do Leste (MT). Apesar disso, o Brasil mantĂ©m o certificado de paĂ­s livre da doença, jĂĄ que a maior parte dos casos tem origem importada e nĂŁo hĂĄ circulação interna do vĂ­rus de forma endĂȘmica.Brasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda Ă© ĂĄrea livre da doençaBrasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda Ă© ĂĄrea livre da doença

Os 37 casos foram registrados em sete estados: um no Distrito Federal, dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, 25 no Tocantins, um no Maranhão e seis em Mato Grosso. Os dois maiores focos, em Campos Lindos (TO) e Primavera do Leste (MT), começaram com a reentrada no país de pessoas infectadas durante viagem a Bolívia, país que vive surtos da doença.

NotĂ­cias relacionadas:

Em todas essas ocasiĂ”es, o MinistĂ©rio da SaĂșde interviu, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais, realizando o monitoramento dos doentes e de seus contatos e o bloqueio vacinal para evitar a disseminação da doença. O ministro da SaĂșde, Alexandre Padilha, reforça que a melhor forma de prevenir o sarampo Ă© a vacinação de rotina.

“No Brasil, acreditamos na ciĂȘncia e, por isso, a vacina estĂĄ disponĂ­vel gratuitamente para toda a população de 12 meses a 59 anos. Estamos empenhados em evitar a reintrodução do vĂ­rus no paĂ­s. AlĂ©m das açÔes de vigilĂąncia, o MinistĂ©rio da SaĂșde tem garantido o abastecimento de imunizantes em todos os estados”, declarou.

>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp

No ano passado, o Brasil alcançou a meta de cobertura de 95% na primeira dose, mas apenas 80,43% do pĂșblico-alvo receberam a segunda. Este ano, por enquanto, a cobertura da vacinação no pĂșblico-infantil estĂĄ em 91,51%, na 1ÂȘ dose e 75,53%, na 2ÂȘ.

A vacina contra o sarampo estĂĄ disponĂ­vel no Sistema Único de SaĂșde e faz parte do calendĂĄrio bĂĄsico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de idade, com o imunizante trĂ­plice viral, que protege tambĂ©m contra a caxumba e a rubĂ©ola.

JĂĄ a segunda dose é aplicada aos 15 meses, com a tetraviral, que reforça a proteção contra as trĂȘs doenças e imuniza ainda contra a varicela, que causa a catapora. Qualquer pessoa com atĂ© 59 anos que nĂŁo tenha comprovante de vacinação ou nĂŁo tenha completado o esquema vacinal deve atualizar sua carteira de vacinação.

Américas

A situação epidemiolĂłgica do Brasil foi apresentada Ă  Organização Pan-Americana de SaĂșde (Opas) em reuniĂŁo recente. De acordo com o MinistĂ©rio, a Opas reconheceu as açÔes para manter o certificado de eliminação da doença, como o avanço da vacinação e a resposta rĂĄpida aos casos importados.

Na segunda-feira (10), a Opas retirou o certificado de eliminação da doença vigente para o continente americano, apĂłs identificar a circulação endĂȘmica do vĂ­rus, por mais de 12 meses no CanadĂĄ. As AmĂ©ricas registraram, atĂ© 7 de novembro, 12.596 casos confirmados de sarampo em dez paĂ­ses, incluindo o Brasil, nĂșmero 30 vezes maior do que o de 2024. No entanto, 95% se concentram no CanadĂĄ, MĂ©xico e nos Estados Unidos.

A Opas recomendou a todos os países do continente que continuem implementando atividades de resposta råpida para casos suspeitos de sarampo e reforçando a vacinação, especialmente nas regiÔes de fronteira. O Brasil tem reforçado esse cinturão vacinal, especialmente na fronteira com a Bolívia.

Entre julho e outubro, foram aplicadas quase 126 mil doses da vacina nos estados do Acre, de Mato Grosso do Sul, RondÎnia e Mato Grosso. Além disso, 640 mil doses da vacina foram doadas ao país vizinho. O Parå, que estå recebendo grande fluxo de pessoas de diversos países por causa da COP 30, também teve açÔes de vacinação intensificadas e, desde o início do ano, cerca de 351 mil doses jå foram aplicadas.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.