Pela primeira vez na história, uma sala de concertos foi instalada dentro de uma comunidade, no caso a de Heliópolis, em São Paulo. O Teatro Baccarelli foi construído em um terreno concedido pela Prefeitura de São Paulo, garantindo ao Instituto Baccarelli a permanência no local por 90 anos.
O Instituto Baccarelli, que atua há mais de 20 anos na região e hoje também gere 12 CEUs da cidade, conseguiu erguer um espaço de padrão internacional com gestão de baixo impacto ambiental e contratação prioritária de moradores locais.
Com 533 lugares e mais de 1.300 m² de área construída, a sala está preparada para receber concertos de grande porte, cursos e apresentações em diferentes linguagens. Com o fosso móvel, as múltiplas e contemporâneas expressões culturais da região terão onde se apresentar.
Diante de uma plateia lotada de familiares dos jovens músicos, durante a inauguração nesta terça-feira (25/11), o maestro e CEO do Instituto, Edilson Venturelli, explicou que o teatro tem um papel que vai além do auditório e do palco. “A gente tem que trabalhar muito para que o CEP onde a pessoa nasce não determine as oportunidades que ela vai ter. Aqui, 1.650 crianças estudam música todos os anos. E com arte e educação, a gente tem uma certeza: essa garotada não vai pegar no fuzil quando crescer”, ressaltou.
Ele convidou toda a cidade a ocupar o novo espaço: “A sala é da comunidade, mas esperamos que pessoas de outros bairros venham assistir um concerto na favela. A cultura só é completa quando circula”.
O projeto acústico do teatro foi assinado pelo renomado escritório José Augusto Nepomuceno, responsável por alguns dos espaços culturais mais importantes do país, como a Sala São Paulo e o Teatro Cultura Artística.
A partir de agora, o Teatro Baccarelli será palco para todos os grupos artísticos do Instituto — 19 coros, quatro orquestras e diversos conjuntos de câmara — além de receber importantes atrações nacionais e internacionais. Pela primeira vez, artistas de Heliópolis terão um espaço próprio, de padrão profissional, para apresentar ao público a vitalidade cultural da região.
O Instituto Baccarelli é uma organização sem fins lucrativos, que proporciona ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural.
O instituto é responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma comunidade, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com sede na mesma área.
