Novembro teve menos chuva que o previsto e dias mais quentes em todo o Acre, diz Friale

Ele destaca que houve apenas 11 dias com precipitações iguais ou superiores a 1 mm, enquanto o comum para o período são 13 dias

Segundo análise do pesquisador meteorológico Davi Friale, publicada no site O Tempo Aqui. O mês de novembro, que tradicionalmente marca o início do período mais chuvoso no Acre, terminou com índices significativamente abaixo do esperado tanto na capital quanto no interior.

Em Rio Branco, o volume registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 150 mm, o que representa 71,8% da média histórica para o mês. Já os dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostraram um acumulado ainda menor: apenas 72 mm, o equivalente a 34,5% do esperado.

Além do déficit de chuva, o mês foi marcado por extremos de temperatura | Foto: ContilNet

Para Friale, o cenário aponta que novembro foi de chuva muito abaixo da média. Ele destaca que houve apenas 11 dias com precipitações iguais ou superiores a 1 mm, enquanto o comum para o período são 13 dias.

Além do déficit de chuva, o mês foi marcado por extremos de temperatura. A menor mínima ocorreu em Epitaciolândia, com 19,3°C no dia 18. Na capital, a noite mais fria foi no dia 19, quando os termômetros marcaram 20,8°C. Já o maior calor foi sentido no Vale do Juruá: Cruzeiro do Sul registrou 36,2°C no dia 8. Em Rio Branco, a máxima chegou a 34,8°C no dia 7.

O registro mais expressivo de chuva no estado aconteceu em Manuel Urbano, no dia 11, quando o acumulado alcançou 101,6 mm. Na capital, o maior volume num único dia foi de 32,8 mm, contabilizado em 21 de novembro. O vento mais forte também foi observado no interior: Cruzeiro do Sul teve rajadas de 55,6 km/h no dia 4. Em Rio Branco, a máxima ficou em 40,7 km/h no dia 3.

Friale afirma que a tendência para dezembro é a manutenção de chuvas irregulares, alternando períodos de instabilidade com dias de calor intenso. Segundo ele, o Acre deve seguir sob efeitos de um regime atmosférico que favorece precipitações concentradas em curtos intervalos.

PUBLICIDADE