Guia de Férias 2026: veja os feriadões e estratégias para aumentar período de folgas

Com dez feriados nacionais bem posicionados, será possível planejar folgas que maximizam o tempo livr

O ano de 2026 está se desenhando como um período excelente para quem busca longos períodos de descanso. Com dez feriados nacionais bem posicionados, será possível planejar folgas que maximizam o tempo livre, utilizando poucos dias de licença. A chave é a estratégia, transformando fins de semana comuns em verdadeiras férias prolongadas.

Com dez feriados nacionais bem posicionados, será possível planejar folgas que maximizam o tempo livre/Foto: Reprodução

Muitos dos dias de folga caem próximos a fins de semana, como segundas, terças, quintas e sextas-feiras, facilitando as tradicionais “emendas”.

A Lista de Feriados Nacionais de 2026

Para auxiliar seu planejamento estratégico, confira todas as datas obrigatórias de folga:

  • 1º de janeiro (quinta-feira) – Ano Novo

  • 3 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa

  • 21 de abril (terça-feira) – Dia de Tiradentes

  • 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho

  • 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil

  • 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida

  • 2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados

  • 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República

  • 20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra

  • 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

As Combinações de Férias Mais Inteligentes de 2026

Para quem deseja ser tático e garantir o máximo de descanso, existem três janelas que podem ser usadas estrategicamente para se aproveitar e ter mais descanso.

Para quem deseja ser tático e garantir o máximo de descanso, existem três janelas que podem ser usadas estrategicamente/Reprodução

Abril: Se você tirar 12 dias de férias entre 06 de abril e 17 de abril, você pode usufruir de 17 dias completos de folga. Essa combinação utiliza a Sexta-Feira Santa (3/04) e o Dia de Tiradentes (21/04) para criar um descanso estendido.

Maio: Tirando também 12 dias de férias, desta vez entre 04 de maio e 15 de maio, você garante um total de 17 dias de folga. O Dia do Trabalhador (1º/05) é o ponto de partida para essa pausa.

Novembro: O ápice da estratégia acontece em novembro. Com apenas 17 dias de férias tirados, cobrindo de 03 de novembro a 19 de novembro, você obtém 23 dias de descanso. Essa folga massiva é possível graças aos feriados de Finados (2/11) e Consciência Negra (20/11).

Essa abordagem é a definição de férias inteligentes: menos dias descontados do seu saldo anual, mais tempo para descanso, lazer ou aquela viagem mais ambiciosa.

Lembre-se também de considerar o Carnaval (16 a 18 de fevereiro) e o Corpus Christi (4 de junho), que são pontos facultativos e podem se tornar folgas locais. Além disso, a Copa do Mundo em 2026 certamente influenciará a organização das rotinas.

PUBLICIDADE