Homem fingia ser o jogador de futebol Neymar para ter vídeos íntimos e dar golpe em vítimas

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio está à procura de um homem suspeito pelo crime de extorsão. Segundo a investigação, ele exigia das vítimas o pagamento de quantias em dinheiro para não divulgar os vídeos íntimos. Ele teria ajuda de um outro suspeito, que foi preso na quarta-feira (30), em Minas Gerais.

Segundo a delegada Daniela Terra, para convencer que tirassem a roupa em frente à câmera, eram criados perfis falsos de celebridades, como o jogador Neymar, como mostrou a GloboNews (assista no vídeo acima).

Após se aproximarem afetivamente das vítimas, enviavam vídeos íntimos da suposta celebridade e pediam que elas também fizessem o mesmo. Quando a vítima mandava imagens íntimas, os criminosos se revelavam e exigiam que fossem feitos depósitos, em conta bancária indicada, para que eles não divulgassem os vídeos em mídias sociais e sites pornográficos.

Brazil supporters wear masks of injured Brazilian player Neymar before the World Cup semifinal soccer match between Brazil and Germany at the Mineirao Stadium in Belo Horizonte, Brazil, Tuesday, July 8, 2014. (AP Photo/Martin Meissner)

Foto: Martin Meissner

Antes de se fingir de Neymar, o suspeito se passou por um fotógrafo de uma revista masculina, segundo a polícia, e cobrou R$ 600 com a promessa de incluir a vítima em uma lista para entrar no reality show Big Brother Brasil (BBB).

“Paguei por uma vaga de Big Brother, porque ele falou: ‘Ah, eu tenho contato lá dentro'”, contou a vítima, que teve a identidade preservada.

Em seguida, se passando pelo fotógrafo, ele a apresentou ao falso Neymar pela rede social. A mulher foi convidada pelo golpista a ir a uma festa em Barcelona e o falso perfil ofereceu um “parça” para ajudar a conseguir passaportes para a vítima e uma amiga.

“Falou que poderia agilizar o passaporte, pediu R$ 350 de cada e a gente foi depositando, acreditando. Depois, a gente conversou por vídeo achando que era o Neymar na tela. Passou muito tempo e o passaporte não chegava em casa”, explicou.

As garotas foram convencidas a tirar a roupa na webcam. “No começo eu falei que não, fiquei um pouco de calcinha, sem sutiã, porque eu realmente achava que era ele. E, aí, a gente ficou meio deslumbrada, até (…) Aí, ficou fazendo várias chantagens, dizendo que a gente não tinha o dinheiro. E ele pressionava e tal”.

Diante da continuidade da extorsão, as vítimas procuraram a delegacia especializada, dando início à investigação. O suspeito foi identificado como Carlos Antônio Rodrigues, que está foragido. O advogado dele informou à polícia que ele vai se entregar.

Brazilian fans wearing masks bearing the images of Brazil's forward Neymar, who is not playing due to an injury, cheer prior to the semi-final football match between Brazil and Germany at The Mineirao Stadium in Belo Horizonte during the 2014 FIFA World Cup on July 8, 2014. AFP PHOTO / PEDRO UGARTE

Foto: Pedro Ugarte

Ele utilizava o computador de uma lan house na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais. O dono do estabelecimento foi preso por suspeita de ajudar nos crimes.

A delegada informou que a quantia exigida pelos criminosos variava conforme o poder aquisitivo de cada vítima.

Segundo Daniela Terra, pelo menos outros cinco suspeitos já foram detidos recentemente pela DRCI por crimes com a dinâmica semelhante. A delegada destaca a importância do registro de ocorrência e pede a eventuais vítimas que procurem a delegacia ou façam o registro através pela internet, no link https://dedic.pcivil.rj.gov.br/.

PUBLICIDADE