Os deputados aprovaram as prestações de contas da gestão do governador Gladson Cameli, referentes aos anos de 2021 e 2022, nesta quarta-feira (10).
A votação aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). As prestações de contas tiveram 18 votos a favor e 2 votos contrários (dos deputados Edvaldo Magalhães e Emerson Jarude).
Os parlamentares de oposição afirmaram que são contrários às prestações de contas do governador porque, na opinião deles, os documentos deveriam ser apreciados “sem pressa”.
Os processos já haviam sido apreciados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão aprovou as contas com ressalvas.
A decisão, que foi unânime entre os membros do colegiado, destacou cinco pontos de atenção a serem observados pela gestão estadual nas duas prestações: despesa com pessoal, que ultrapassou o limite legal; não cumprimento de emendas impositivas; registros contábeis que exigem maior transparência; necessidade de aprimorar a publicidade e clareza das informações orçamentárias; e desequilíbrio atuarial do regime próprio de Previdência.

