A atacante Valéria Paula, natural de Plácido de Castro (AC), voltou a brilhar em solo acreano, com informações Globo Esporte. A jogadora, que defende o Grêmio e foi vice-artilheira do clube na temporada de 2025, recebeu uma homenagem especial da Federação de Futebol do Acre (FFAC) na tarde deste sábado (13), em cerimônia realizada após a final do Campeonato Acreano Feminino Sub-14.

Valéria Paula, natural de Plácido de Castro (AC)/ Foto: Reprodução
O reconhecimento aconteceu no Estádio Tonicão, em Rio Branco, durante a entrega de troféus da competição de base que encerrou o calendário de competições da FFAC. À campeã e à vice-campeã do torneio foram entregues premiações, e Valéria recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente da federação, Adem Araújo.
A atleta de 32 anos vive um momento de destaque no futebol feminino. Em 2025, contribuindo para o Grêmio conquistar o bicampeonato gaúcho, Valéria marcou seis gols no Campeonato Gaúcho e chegou a nove na temporada com a camisa tricolor.
Ela retornou ao estado natal para participar da festa do futebol de base e exaltou a importância desse tipo de competição para a formação de jovens. Valéria relembrou sua trajetória — que começou no Acre e passou pelo futebol português, pelo Botafogo no Rio de Janeiro e hoje no Grêmio — e incentivou as meninas presentes.
“Hoje meu clube é o Grêmio, mas já joguei em Portugal, já joguei no Rio de Janeiro, no Botafogo. Então, tenho uma trajetória bonita no futebol, que foi construída aqui, começou aqui. Começou, na verdade, em Plácido de Castro porque sou de lá”, afirmou a atacante durante a homenagem.
Valéria também projetou o futuro e ressaltou a relação entre a base e o sonho de jogar em grandes palcos:
“A gente está próximo de uma Copa do Mundo feminina e vocês aqui é o início de um sonho meu. Não pude jogar o futebol de base aqui, mas o presidente está muito empenhado para começar a fazer todo ano os trabalhos de campeonato feminino e, eu tenho certeza e quero um dia, ver uma de vocês no cenário nacional, se Deus quiser.”
A homenagem reforça o reconhecimento ao talento de uma jogadora acreana que se destacou no futebol profissional e simboliza a importância de fortalecer competições de base no estado, abrindo portas para novas gerações de atletas.
