O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele seja transferido da sede da PolĂcia Federal, em BrasĂlia, onde estĂĄ preso, e internado em um hospital particular da capital federal. A solicitação prevĂȘ a internação nesta quarta-feira (24/12), vĂ©spera de Natal, para a realização de exames preparatĂłrios para uma cirurgia.
De acordo com documento enviado ao STF nesta terça-feira (23/12), segundo reportagem do G1, a equipe mĂ©dica informou que a previsĂŁo Ă© de que o procedimento cirĂșrgico seja realizado na quinta-feira (25/12). âA fim de que cirurgia indicada pela equipe mĂ©dica e confirmada pela perĂcia realizada pela PolĂcia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe mĂ©dica responsĂĄvel pelo procedimento cirĂșrgico, requer-se que o PeticionĂĄrio seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhĂŁ, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessĂĄrios e preparatĂłrios ao procedimento cirĂșrgicoâ, escreveram os advogados do polĂtico.
Veja as fotos
Leia Também
ApĂłs o pedido, a Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) tem prazo de 24 horas para se manifestar. Em seguida, caberĂĄ ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, decidir sobre a autorização para a saĂda de Bolsonaro da custĂłdia da PolĂcia Federal.
Moraes jĂĄ havia autorizado a realização da cirurgia apĂłs a perĂcia da PolĂcia Federal confirmar o diagnĂłstico apresentado pela equipe mĂ©dica do ex-presidente. O exame foi realizado pelo Instituto Nacional de CriminalĂstica e concluiu que Bolsonaro apresenta hĂ©rnia inguinal bilateral, condição que afeta ambos os lados da regiĂŁo da virilha e demanda intervenção cirĂșrgica.
Segundo o laudo, o procedimento Ă© classificado como eletivo, ou seja, nĂŁo se trata de um caso de urgĂȘncia ou emergĂȘncia. Ainda assim, os peritos recomendaram que a cirurgia seja realizada âo mais breve possĂvelâ, a fim de evitar agravamento do quadro clĂnico.
A perĂcia tambĂ©m apontou âpiora progressivaâ da condição de Bolsonaro, possivelmente causada pelo âaumento da pressĂŁo intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crĂŽnicaâ.
A autorização para o procedimento foi concedida por Alexandre de Moraes na Ășltima quinta-feira (19/12), quando o ministro tambĂ©m negou o pedido de prisĂŁo domiciliar apresentado pela defesa. AtĂ© entĂŁo, no entanto, nĂŁo havia sido protocolado um requerimento formal para definição da data da cirurgia, o que ocorreu apenas nesta terça-feira.
Bolsonaro estĂĄ detido na SuperintendĂȘncia da PolĂcia Federal desde 22 de novembro, apĂłs violar a tornozeleira eletrĂŽnica que utilizava. O ex-presidente confessou ter tentado abrir o equipamento com um ferro de solda.
Moraes determinou, trĂȘs dias depois, que Bolsonaro iniciasse o cumprimento da pena de mais de 27 anos de reclusĂŁo no mesmo local.






