Uma luz incomum observada no céu de diversas regiões do Brasil, inclusive no Acre, chamou a atenção de moradores e gerou uma série de questionamentos nas redes sociais. O fenômeno, que foi registrado em vídeos e fotos, acabou sendo esclarecido pela página especializada Mistérios do Espaço, no Instagram.

Uma luz incomum observada no céu de diversas regiões do Brasil, inclusive no Acre/ Foto: Instagram
Em um vídeo publicado na rede social, a página explicou que a luz se tratava da passagem do foguete chinês Longa Marcha 7A, que estava em trajetória orbital. Segundo a explicação, o efeito visual ocorreu devido à liberação de gases de exaustão durante o voo.
De acordo com o conteúdo divulgado pelo perfil, quando esses gases são liberados em grandes altitudes, eles se espalham pela atmosfera e, ao serem iluminados pela luz do Sol — mesmo com o céu já escuro na superfície — tornam-se visíveis a olho nu, criando um brilho difuso e incomum.
Ainda segundo o Mistérios do Espaço, a trajetória do foguete passou relativamente próxima ao território brasileiro, o que possibilitou que o fenômeno fosse visto de diferentes pontos do país. O efeito óptico é considerado comum em lançamentos espaciais, embora nem sempre seja perceptível por populações em solo.
A página também reforçou que o evento não representa qualquer risco e não tem relação com objetos desconhecidos ou fenômenos sobrenaturais, tratando-se apenas de um efeito visual causado por atividades espaciais.
Veja o vídeo:
