Laudo confirma presença de metanol em bebidas e em pacientes internados no interior da Bahia

Sete pessoas foram hospitalizadas após consumo de bebida alcoólica de procedência suspeita; autoridades reforçam alerta à população

Um laudo pericial emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas no município de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. A substância também foi identificada em amostras de sangue de sete pacientes internados com sintomas de intoxicação, segundo informou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Sete pessoas foram hospitalizadas após consumo de bebida alcoólica de procedência suspeita; autoridades reforçam alerta à população/Foto: Reprodução

No último fim de semana, sete pessoas — cinco mulheres e dois homens — deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza após apresentarem sinais compatíveis com intoxicação. De acordo com as apurações iniciais, a maioria dos casos ocorreu no domingo (28), durante uma comemoração de noivado, após o consumo de um drink preparado com vodka.

Em nota, a gestão municipal informou que, diante da confirmação da presença de metanol, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o alerta para que a população evite o consumo de bebidas destiladas de procedência desconhecida até a conclusão das investigações.

O metanol é uma substância altamente tóxica e pode causar intoxicação grave, lesões severas e até levar à morte. A prefeitura orienta que pessoas que tenham ingerido essas bebidas ou apresentem sintomas como náuseas, dores abdominais, visão turva ou confusão mental procurem atendimento médico imediato.

Ainda conforme a administração municipal, medidas preventivas já foram adotadas, com reforço nas ações de vigilância sanitária e fiscalização para evitar novos casos. As informações oficiais foram divulgadas pela Sesab na segunda-feira (29).

G1

PUBLICIDADE