O aventureiro, cineasta e escritor acreano Gilberto Bezerra de Farias, conhecido como Trottamondos – ou Trotamundos, morreu nesta quarta-feira (31), aos 72 anos. A causa da morte e o local não foram oficialmente confirmados, mas informações preliminares indicam que ele enfrentava um possível câncer.

Aventureiro acreano Trottamondos durante uma de suas viagens pelo mundo; morte foi registrada nesta quarta-feira (31)/Foto: Aline Nascimento/g1
Trottamondos ficou conhecido no Acre, no Brasil e no exterior por suas viagens ao redor do mundo, muitas delas realizadas de bicicleta. Ao longo da vida, produziu filmes e livros nos quais registrou suas aventuras e também aspectos da história acreana.

Trottamondos ganhou destaque nacional por percorrer diversos países de bicicleta e registrar suas aventuras em filmes e livros/Foto: Reprodução
Após a confirmação da morte, homenagens foram publicadas nas redes sociais, onde amigos, admiradores e seguidores destacaram o espírito aventureiro, a trajetória singular e a contribuição cultural deixada por Trottamondos.
Gibão, um dos filhos do aventuteiro, prestou uma homenagem emocionante nas redes sociais. Ele descreveu o dia como um dos mais difíceis de sua vida e relembrou momentos vividos ao lado do pai, como as viagens de bicicleta pelo mundo durante a infância, além dos ensinamentos, conselhos e da forma tranquila com que o aventureiro levava a vida.
Trottamondos também ficou conhecido por afirmar ser pai de 32 filhos, de diferentes nacionalidades, fruto de relacionamentos durante suas viagens pelo mundo. Segundo ele, parte dos filhos vive no Brasil e outros no exterior, com quem mantinha contato esporádico devido à distância.

Registro mostra parte da família de Trottamondos, conhecido por suas viagens ao redor do mundo/Foto: Arquivo pessoal
Gilberto Bezerra de Farias, o Trottamondos, morreu aos 71 anos e deixa legado marcado por viagens e produções culturais/Foto: Aline Nascimento/G1
Até o momento, não há informações oficiais sobre velório e sepultamento.


