O temporal que atingiu São Paulo nesta quinta-feira (15/1) causou transtornos para os moradores da cidade. Entre os prejudicados, está um habitante inusitado: um rato. O animal foi flagrado lutando pela vida durante um alagamento na Avenida Barão de Mauá, na região metropolitana da capital paulista.
Por volta das 16h desta quinta-feira, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades com rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.
Mais cedo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura já havia colocado a cidade em estado de atenção para alagamentos. Ao todo, o CGE registrou cinco alagamentos na capital.
De acordo com as autoridades, a situação é mais crítica nas zonas norte, sul, leste e central da capital, além de São Bernardo do Campo e Santo André, ambas cidades da região metropolitana. Há alta probabilidade de transbordamento de rios e córregos, além de quedas de árvores.
O CGE explica que as áreas de instabilidade formadas pelo alto calor e umidade continuam se espalhando de forma intensa. O órgão afirma que a chuva pode se generalizar nas próximas horas.
Até a manhã desta quinta-feira, janeiro registrou cerca de 91,2mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 35,6% dos 256,4mm esperados para o mês.
Também nesta quinta-feira (15/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todo o estado em perigo potencial para tempestades. O alerta válido até sexta-feira (16/1) também destaca o risco de rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos.
A semana segue com previsão de muita chuva em São Paulo, principalmente entre as tardes e as noites. Entre domingo (18/1) e segunda-feira (19/1), a chegada de uma frente fria vinda do litoral deve diminuir a sensação de calor.
Na sexta-feira (16/1), as condições serão semelhantes aos dias anteriores, com mínima de 19°C e máxima de 28°C. Entre a tarde e o início da noite, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de queda de árvores.
Veja o vídeo:

