Prefeitura diz que está de prontidão para atender famílias afetadas pela cheia do Rio Acre

Ainda segundo o documento, por determinação do prefeito Tião Bocalom, toda a máquina pública está preparada para atuar de forma prioritária no enfrentamento da cheia

Com o nível do Rio Acre acima da cota de transbordo, a prefeitura de Rio Branco colocou toda a estrutura municipal em estado de prontidão para atender possíveis famílias atingidas pela cheia. O monitoramento do rio é permanente e, desde o início da tarde desta sexta-feira (16), equipes da Defesa Civil acompanham de forma contínua a situação hidrológica, segundo nota divulgada pela gestão municipal.

Rio Acre ultrapassou cota de transbordamento/Foto: Defesa Civil

A movimentação ocorre diante do risco de novos impactos provocados pela elevação do rio, que pode afetar principalmente moradores de áreas ribeirinhas. Às 15 horas desta sexta-feira (16), o manancial chegou aos 14,01 metros e, segundo a prefeitura, serviços essenciais já estão mobilizados, incluindo Defesa Civil, saúde, assistência social e estrutura de abrigos, garantindo resposta rápida caso seja necessário retirar famílias de áreas de risco.

Ainda segundo o documento, por determinação do prefeito Tião Bocalom, toda a máquina pública está preparada para atuar de forma prioritária no enfrentamento da cheia, com foco no acolhimento, proteção e assistência às pessoas que eventualmente venham a ser afetadas.

Bairros atingidos pela cheia em Rio Branco, em 2025/Foto: ContilNet

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ALERTA — CHEIA DO RIO ACRE

A Prefeitura de Rio Branco informa que segue monitorando de forma permanente o nível do Rio Acre, que ultrapassou a cota de alerta na tarde desta sexta-feira, 16.

Desde as 13h, equipes municipais da Defesa Civil estão acompanhando continuamente a situação hidrológica do rio e avaliando possíveis impactos. O monitoramento ocorre em caráter ininterrupto, com atualização constante dos dados e articulação entre os órgãos envolvidos.

A Prefeitura destaca que todas as equipes estão de prontidão para oferecer os serviços necessários à população, incluindo ações da Defesa Civil, serviços de saúde, estrutura de abrigos, acolhimento e demais medidas de assistência.

Por determinação do prefeito Tião Bocalom, toda a estrutura municipal está mobilizada e preparada para atuar de forma prioritária no atendimento a possíveis vítimas das cheias, garantindo resposta rápida e suporte às famílias que eventualmente venham a ser afetadas.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que segue atenta à evolução do nível do Rio Acre e manterá a população informada por meio dos canais oficiais.

PUBLICIDADE