Acre lança edital de R$ 11 milhões para compra direta de mudas; veja como participar

Segundo Camelí, a iniciativa reduz a burocracia, incentiva novos produtores e gera impacto social

Com foco em fortalecer a economia rural, gerar renda para a agricultura familiar e impulsionar cadeias produtivas estratégicas, o governo do Acre lançou um edital de chamamento público para o credenciamento de fornecedores de mudas de café e cacau. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), prevê um investimento de R$ 11 milhões e vai atender produtores em todas as regionais do estado. O documento deve ser apresentado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), ainda nesta terça-feira (20).

Evento aconteceu nesta terça-feira (20)/Foto: ContilNet

Durante a apresentação do edital, o governador Gladson Camelí destacou que a medida cumpre um compromisso assumido ao longo de sua gestão, ao priorizar a compra direta de produtos produzidos no próprio Acre e fortalecer a iniciativa privada no campo.
“É com união que a gente vence desafios. Aqui eu cumpro uma das minhas promessas, que era fortalecer a iniciativa privada para que o Estado possa crescer e se desenvolver mais”, afirmou o governador.

O chamamento público prevê o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas aptas à produção e ao fornecimento de mudas clonais de café robusta amazônico (Coffea canephora), além de mudas seminais e clonais de cacau (Theobroma cacao), no âmbito do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes).

Segundo Camelí, a iniciativa reduz a burocracia, incentiva novos produtores e gera impacto social significativo ao beneficiar milhares de famílias que vivem da atividade rural. “Vamos assinar esse edital para que o Estado possa adquirir os produtos produzidos aqui. Isso incentiva cada vez mais novos produtores a investirem no café”, ressaltou.

A vice-governadora Mailza Assis reforçou que o lançamento do edital representa um passo importante para a agricultura familiar e para a consolidação da política de fortalecimento da produção de café no estado. “O fortalecimento da agricultura é fundamental, especialmente da produção de café que já se dispõe no nosso estado. É imprescindível que a gente esteja dialogando com os produtores, observando onde podemos melhorar e onde podemos incentivar ainda mais”, destacou.

Mailza também enfatizou que a política pública já apresenta resultados concretos, refletindo diretamente na qualidade de vida das famílias acreanas.

“Nós já temos resultados disso. Mais de 45 mil famílias já sobrevivem da produção de café, com qualidade de vida vinda dessa cultura”, afirmou.

De acordo com a vice-governadora, os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, desde a criação de legislações específicas até a aquisição de equipamentos, melhoria do solo e, agora, a compra de mudas, têm garantido estabilidade econômica às famílias e ampliado a presença do Acre em novos mercados.

“Tudo isso fortalece a economia, dá estabilidade para as famílias e leva o nosso Acre para fora, mostrando a nossa cultura e a nossa riqueza”, completou.

Além do impacto econômico e social, o governo destaca que a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável, ao estimular a produção local e reduzir perdas no transporte, já que as mudas são produzidas em viveiros instalados no próprio estado.

As inscrições para o credenciamento começam a partir do quinto dia útil após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado do Acre. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Seagri, em www.agricultura.ac.gov.br, e também podem ser solicitados pelo e-mail [email protected]. O credenciamento terá validade de 12 meses.

PUBLICIDADE