Durou pouco — para os padrões da televisão brasileira — a nova passagem de José Luiz Datena pela RedeTV!. O jornalista pediu demissão da emissora na tarde desta quarta-feira (21), menos de duas semanas após retornar de um recesso por motivos médicos.
Contratado pelo canal em maio de 2025, depois de um semestre no SBT, Datena estava à frente do programa policial Brasil do Povo, exibido às 18h. Apesar do pedido de desligamento, ele seguirá no comando da atração até o dia 31 de janeiro.

Datena posa ao lado de Lula; jornalista se dedicará exclusivamente a EBC – Crédito: Divulgação
Decisão envolve novos projetos na EBC
Datena entregou pessoalmente sua carta de demissão a Amilcare Dallevo Jr., atual único proprietário da RedeTV!. Segundo o jornalista, a decisão foi motivada pela impossibilidade de conciliar o programa policial com as novas funções que assumirá na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Na empresa pública, Datena passará a comandar um programa diário na Rádio Nacional e também um talk show semanal na TV Brasil, voltado a entrevistas com personalidades da política e da cultura, além de exibição nas plataformas digitais.
Segunda saída da RedeTV!
Essa é a segunda vez que Datena deixa a RedeTV!. Em 2002, ele já havia trabalhado na emissora por cerca de dois meses, quando apresentou o programa Repórter Cidadão. Ao longo da carreira, o jornalista acumulou passagens marcantes pela Band, onde comandou o Brasil Urgente por quase 20 anos, e pela Record, à frente do Cidade Alerta e do game show No Vermelho.
Entre dezembro de 2024 e maio de 2025, Datena também esteve no SBT, onde apresentou o jornalístico Tá na Hora, posteriormente extinto.
Convite partiu do presidente Lula
O convite para integrar a EBC partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em dezembro do ano passado. Na ocasião, Datena fez questão de reforçar sua postura profissional:
“Sempre fui independente. Não iriam agora me convidar para ser tendencioso. O meu papel será sempre o de jornalista. Já entrevistei políticos de direita, de esquerda e de centro, sempre sem partidarismo”, afirmou.
Com a mudança, Datena encerra mais um ciclo na televisão comercial e passa a se dedicar exclusivamente aos projetos na comunicação pública.
Fonte: O Antagonista
✍️ Redigido por ContilNet
