Brasil ocupa top 20 em ranking de passaportes mais poderosos do mundo

O melhor país da América do Sul no ranking deste ano é o Chile, em 13º

O Índice de Passaportes Henley atualizou o ranking dos países com passaportes mais poderosos do mundo. A conta é simples: quantos países você, com aquele passaporte, conseguiria entrar sem um visto.

O Brasil ficou em 16º lugar, ao lado da Argentina, no novo levantamento. Ao todo, para os dois, são 169 destinos sem a necessidade de visto.

Passaporte brasileiro/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O melhor país da América do Sul no ranking deste ano é o Chile, em 13º.

Atualizado anualmente, o Brasil ocupava a 18º posição em 2025, porém com 171 destinos. Ou seja, uma melhora no quadro geral, e uma piora do número de locais de acesso. Em 2024 a posição brasileira foi a 17º.

Singapura conquistou o primeiro lugar assim como no ano passado. Os habitantes do país possuem acesso sem visto a 192 países, o que os coloca à frente do Japão e da Coreia do Sul, que ocupam o segundo lugar e têm acesso a 188 países.

Em seguida são cinco países europeus que ocupam o terceiro lugar, com acesso a 186 países. São eles: Luxemburgo, Dinamarca, Espanha, Suíça e Suécia.

A quarta posição e as seguintes também são formadas por países majoritariamente europeus. Em 4º estão, por exemplo, França, Alemanha, Itália, Grécia, Noruega, entre outros.

E depois de sair do top 10 no último raking, os EUA, que chegaram a ter em 2014 o passaporte mais poderoso do mundo, agora ocupam o 10º lugar.

Veja a lista dos passaportes mais poderosos do mundo atualmente:

  1. Singapura
  2. Japão, Coreia do Sul
  3. Luxemburgo, Dinamarca, Espanha, Suíça, Suécia
  4. Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Noruega
  5. Hungria, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Emirados Árabes Unidos
  6. Croácia, República Tcheca, Estônia, Malta, Nova Zelândia, Polônia
  7. Reino Unido, Austrália, Letônia, Liechtenstein
  8. Canadá, Islândia, Lituânia
  9. Malásia
  10. EUA
Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, RJ — Foto: Divulgação/RIOGaleão

Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, RJ — Foto: Divulgação/RIOGaleão

PUBLICIDADE