As inscrições para o Prouni 2026 terminam nesta quinta-feira (29/1) e podem ser feitas gratuitamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo vale para os estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.
O programa oferece bolsas de estudo integrais, com 100%, em que o aluno não paga mensalidade, e bolsas parciais, com 50%, que custeiam metade do valor do curso em instituições privadas de ensino superior. Para este ano, serão válidas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025.
Os resultados da primeira chamada do Prouni serão divulgados no dia 3 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados terão de 3 a 13 de fevereiro para apresentar a documentação exigida nas instituições de ensino. A segunda chamada está prevista para 2 de março, com prazo para entrega dos documentos até o dia 13 de março de 2026.
Saiba como fazer a inscrição:
- Acesse o site prounialuno.mec.gov.br e fazer o login com a conta gov.br.
- Preencha os dados pessoais, perfil socioeconômico e grupo familiar.
- Selecione a primeira e segunda opção de cursos que pretende fazer. Para isso, é possível filtrar as vagas por curso, instituição e município.
- Clique em “Ficha de inscrição” e confira todas as informações.
Para os candidados pré-selecionados, é preciso comparecer à instituição de ensino para apresentar documentos que comprovem as informações declaradas no momento da inscrição. Entre os principais documentos solicitados estão:
- Comprovante de residência.
- Coprovante de conclusão de ensino médio.
- Comprovante de rendimentos.
- Comprovante que comprovem separação, divórcio ou óbito dos pais, quando for o caso.
- Laudo que comprove deficiência, se aplicável.
Vale lembrar que a instituição de ensino poderá solicitar outros documentos, caso considere necessário para a verificação das informações.
Os candidatos que não forem selecionados nas duas chamadas regulares poderão participar da lista de espera. A manifestação de interesse deverá ser feita nos dias 25 e 26 de março, e o resultado da lista de espera será divulgado em 31 de março.
Dicas
Em entrevista ao Metrópoles, o Psicólogo e professor de matemática e estatística para concursos, Carlos Sbrobow explica que o Prouni concede bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares para estudantes que fizeram o Enem e se enquadram nos critérios de renda e de escola de origem.
“O candidato precisa ter média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e não pode ter zerado a redação. Em 2026, o MEC permite o uso da nota de uma das duas últimas edições do exame, como o Enem 2024 ou 2025”, explica.
De acordo com Carlos, há critérios para a participação:
- Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Bolsas parciais (50%): renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Também é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, além de se enquadrar nas regras específicas para professores da rede pública, no caso de cursos de licenciatura.
Segundo o professor, antes de se inscrever, o estudante deve verificar se atende aos critérios mínimos exigidos.
“É importante confirmar se a média geral do Enem é igual ou superior a 450 pontos e se a redação não foi zerada, escolhendo a edição válida do exame. Durante a inscrição, o candidato deve selecionar curso, turno e instituição e acompanhar as chamadas posteriores, inclusive a lista de espera”, orienta.

