O influenciador brasileiro Junior Pena foi preso neste sábado (31) pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês). Com mais de 480 mil seguidores no Instagram, ele ficou conhecido nas redes sociais por publicar conteúdos sobre imigração para os EUA, onde vive desde 2009, e também por defender o presidente Donald Trump.

Junior Pena /Foto: Reprodução
Segundo o policial Maycon MacDowel, amigo pessoal de Junior, o influenciador está detido em Delaney Hall, um centro de detenção de imigrantes localizado em Nova Jersey. Ainda de acordo com ele, a prisão ocorreu por um problema administrativo relacionado a uma audiência migratória.
Maycon afirmou que Junior Pena não possui ordem de deportação e que uma advogada já foi contratada para tentar reverter a situação. “Quando você vem pelo México, pode receber uma carta de deportação ou pedir perdão à corte. O Junior foi aprovado nesse perdão e poderia voltar ao Brasil para continuar o processo de legalização, que é legítimo. O problema foi não comparecer à audiência. Para não ter fofoca: ele não tem carta de deportação nenhuma”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
Alinhamento ao bolsonarismo
Conhecido também por seu alinhamento ao bolsonarismo, Junior Pena costuma declarar apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicações anteriores, ele afirmou que segue as regras e tenta se legalizar no país. “Eu estou andando na linha, pagando taxas e tentando me legalizar, assim como muitos imigrantes que querem ficar em ordem. Ele vai deportar quem estiver irregular, os bandidos e as pessoas que estão fazendo coisa errada. Você acha que ele vai deportar quem está querendo ajudar o país? De jeito nenhum”, disse o influenciador.
Após a divulgação da prisão, internautas reagiram com ironia nas redes sociais. No X, antigo Twitter, usuários debocharam do caso. “Ele é o melhor exemplo da barata que se apaixona pelo inseticida”, escreveu um perfil. Outro comentou: “Não tem como não rir. O brasileiro que faz campanha para o Trump e termina preso pelo ICE. É um nível de autossabotagem que precisa ser estudado”.
