Rio Juruá segue subindo e já afeta mais de 10 bairros e comunidades rurais em Cruzeiro do Sul

Ao todo, 1.650 famílias, o equivalente a cerca de 6.600 pessoas, foram afetadas pela cheia

O nível do Rio Juruá chegou a 13,49 metros nesta segunda-feira (2), em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, ficando 49 centímetros acima da cota de transbordamento. A elevação ocorreu após nova subida registrada no final de semana, mantendo o município em estado de atenção devido aos impactos da cheia.

O transbordamento atinge ainda três rios da região: Croa, Juruá-Mirim e Valparaíso, ampliando o alcance dos alagamentos | Foto: ContilNet

De acordo com dados atualizados da Defesa Civil Municipal, 11 bairros já foram afetados pela inundação. Entre eles estão Remanso, Várzea, Olivença, Miritizal, Beira Rio, Lagoa, Manoel Terças, Cruzeirinho, São Salvador, Saboeiro e o Centro da cidade.

Na zona rural, a cheia alcançou 12 comunidades: Centrinho, Tapiri, Humaitá do Moa, Praia Grande, Laguinho, Florianópolis, Laguinho do Carvão, Estirão do Remanso, São Luiz, Lago do Sacado, Simpatia e Ramal do Escondido. Além disso, três vilas também registram impactos diretos, sendo Lagoinha, Assis Brasil e Santa Rosa.

O transbordamento atinge ainda três rios da região: Croa, Juruá-Mirim e Valparaíso, ampliando o alcance dos alagamentos e elevando o risco para populações ribeirinhas.

Ao todo, 1.650 famílias, o equivalente a cerca de 6.600 pessoas, foram afetadas pela cheia. Apesar da elevação expressiva do nível do rio, até o momento não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas.

A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio Juruá e reforça o plano de contingência, mantendo equipes de prontidão para agir rapidamente caso o nível continue subindo ou haja necessidade de retirada preventiva de moradores em áreas de maior risco.

PUBLICIDADE