Os candidatos à Prefeitura de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB), Marcus Alexandre (PT), Raimundo Vaz (PR) e Carlos Gomes (Rede), participam nesta quinta-feira (29) do debate promovido pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo no Acre.
Este é o último debate antes do primeiro turno das eleições municipais 2016, ele será mediado pelo jornalista Alberto Gaspar, repórter da Rede Globo Nacional, com início às 22h e duração de uma hora. Serão quatro blocos: no primeiro e no terceiro os candidatos farão perguntas entre si, com temas determinados. Já nos segundo e quarto blocos os temas das perguntas serão livres.
De acordo com as regras divulgadas pela Rede Amazônica, em todos os blocos, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. No primeiro bloco, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os candidatos terão que ser perguntados uma vez. Cada um dos quatro candidatos terá que perguntar sempre a quem ainda não falou. No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá responder, no máximo, duas perguntas.
Nos blocos de tema determinado, o mediador vai sortear, a cada pergunta, um entre 15 temas. Esses temas estarão em uma urna e cada tema será sorteado uma única vez. O candidato sorteado previamente será chamado pelo apresentador. Ele escolhe a quem vai perguntar e tem 30 segundos para fazer a pergunta. O candidato escolhido tem 1 minuto e 30 segundos para a responder. Enquanto o candidato que perguntou tem 1 minuto para a réplica e o candidato que respondeu tem 1 minuto para a tréplica. Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta, assim como quem vai respondê-la, são de livre escolha do candidato que vai perguntar.
Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.
Após liminar concedida pela Justiça Eleitoral na tarde de quarta-feira (28), obrigando a Rede Amazônica a incluir o candidato Carlos Gomes (Rede) no debate, a emissora está na Justiça afim de derrubar a decisão, mas a presença de Gomes está confirmada até o momento.