A Praia de Copacabana se prepara para receber, no dia 2 de maio, um dos maiores fenômenos da música mundial: Shakira. Entre os sucessos esperados, “Waka Waka (This Time for Africa)” promete ser o ponto alto da noite. No entanto, o que muitos fãs não sabem é que o maior hit da história das Copas do Mundo carrega uma trajetória de bastidores marcada por acusações de plágio e disputas de direitos autorais.
Lançada para a Copa da África do Sul em 2010, a canção tem um refrão idêntico ao de “Zangalewa”, música de 1986 da banda camaronesa Golden Sounds. Na época, a Sony Music e a própria Shakira lançaram a faixa sem creditar os músicos africanos, o que gerou uma ameaça de processo judicial que mudaria os rumos do hit.

Shakira no clipe de ‘Waka waka’, trilha da Copa de 2010, na África do Sul — Foto: Reprodução/Youtube/Shakira
A origem africana do “Tsamina mina”
Diferente da versão pop, a “Waka Waka” original era uma sátira militar. A banda Golden Sounds (que depois mudou o nome para Zangalewa) se apresentava com uniformes de soldados e coreografias bem-humoradas. A letra trazia expressões que ganharam o mundo na voz da colombiana:
-
Tsamina mina: “Pode vir”, em tradução livre.
-
Waka Waka: “Manda ver” ou “Faz acontecer”.
-
Zangalewa: “De onde você veio?”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/x/1hFALSS6AE5WDwa54C1g/shakira-wakawaka.jpg)
Shakira e a banda camaronesa Golden Sounds (que virou Zangalewa) — Foto: Reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/h/gekmcNRTyfp1uACUIRBA/wakawaka-camaroes.jpg)
A banda camaronesa Golden Sounds (que virou Zangalewa) cantava a ‘Waka Waka’ original, que depois inspirou hit de Shakira — Foto: Divulgação
Após a pressão de uma campanha na internet e a ameaça de ação legal, três integrantes do grupo camaronês foram finalmente incluídos como coautores. Embora Shakira tenha declarado em 2010 que a inspiração veio de uma caminhada em uma fazenda no Uruguai, a força do ritmo makossa de Camarões foi o que garantiu as mais de 4 bilhões de visualizações no YouTube.
O fenômeno em Copacabana
A apresentação de Shakira no Rio de Janeiro deve repetir o sucesso de público de outros grandes nomes que passaram pelas areias da Princesinha do Mar. Com um palco monumental e transmissão global, a cantora trará a sonoridade africana que, apesar das polêmicas iniciais, consolidou “Waka Waka” como um hino de união entre os povos.
Além da banda sul-africana Freshlyground, que também divide os vocais na faixa, o show em Copacabana deve celebrar a coautoria dos veteranos de Camarões, fazendo justiça à melodia que nasceu em 1986 e se tornou imortal na voz da loba.
Fonte: G1
Redigido por: ContilNet
