Com foco na ampliação das exportações, o Governo do Acre recebeu uma comitiva chinesa para discutir a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na última quarta-feira (11).
O secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, enfatizou que desde o início, a gestão do governador Gladson Camelí tem impulsionado a ZPE e ampliado as exportações, além de fortalecer o diálogo internacional. Segundo Donadoni, o Acre vive um “momento de ouro”.
“Estamos em um momento propício para a exportação. O fato é que se abriu um leque muito maior de opções. Estamos vivendo um momento de ouro. O mundo está se reinventando nessa área das relações comerciais, e o Acre aparece como uma região estratégica para que essa consolidação possa acontecer”, disse.
O diretor executivo da ES Consultoria e integrante da comitiva chinesa, Henrique Kao, afirmou que o Estado possui a melhor ZPE do Brasil. De acordo com ele, a visita in loco e a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho garantem maior confiança às empresas interessadas em investir no Acre.
“Vocês têm um caminho para o Peru e para a Bolívia. A ZPE acreana pode oferecer uma ferramenta para que empresas chinesas se instalem aqui, com vantagens de incentivos fiscais e muito mais segurança. Exportar para esses dois países, a partir daqui, é fácil e rápido”, explicou.
A vinda dos empresários internacionais representa um impacto positivo na economia do estado. Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o estado tem ganhado projeção internacional por sua posição geográfica estratégica.
A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), além da Agência de Negócios do Acre (Anac), da Federação das Indústrias (Fieac) e da Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE).
Com informações da Agência de Notícias do Acre

