Do boêmio ao doce: histórico Bar Municipal é reinaugurado e passa a funcionar como sorveteria

Espaço histórico, inaugurado na década de 1940, é entregue revitalizado junto com a Praça Eurico Gaspar

O Bar municipal é considerado um dos pontos mais emblemáticos da história urbana de Rio Branco | Foto: ContilNet
O Bar municipal é considerado um dos pontos mais emblemáticos da história urbana de Rio Branco | Foto: ContilNet

Após anos de inatividade, o tradicional Bar Municipal voltou oficialmente a abrir as portas nesta quinta-feira (12), em Rio Branco. A reinauguração ocorreu durante solenidade promovida pela Prefeitura, que também entregou a Praça General Eurico Gaspar Dutra completamente revitalizada, no Centro da capital.

Considerado um dos pontos mais emblemáticos da história urbana de Rio Branco, o Bar Municipal tem origens que remontam à década de 1940 e viveu seu auge entre os anos 1970 e 1980, período marcado pelo glamour e, posteriormente, pela forte boemia que ajudou a consolidar a identidade cultural da cidade.

À frente do novo momento do espaço está a empresária Izanelda Magalhães, conhecida como “Nãne Sorveteira”, que assumiu o local após participar de processo de licitação pública.

Durante a cerimônia, o prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância histórica da praça e do bar

Durante a cerimônia, o prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância histórica da praça e do bar | Foto: ContilNet

“O Bar Municipal é um patrimônio do Acre, principalmente dos rio-branquenses. Ele passou por um período inativo, fugindo um pouco do seu ponto central, que é trazer entretenimento, cultura, arte e felicidade. Mas a gente está aqui trazendo esse resgate”, afirmou.

Segundo ela, a proposta é unir tradição e identidade regional. O espaço vai oferecer sorvetes, picolés, produtos com identidade acreana e, futuramente, ampliar o cardápio com sobremesas e café regional.

“Nós acreditamos na proposta de revitalizar o Centro de Rio Branco. É preciso ter pertencimento pelas empresas acreanas. Esse é um grande recomeço”, destacou.

Revitalização e projeto de cidade

Durante a cerimônia, o prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância histórica da praça e do bar, que, segundo ele, fazem parte da memória coletiva da capital.

“Essa praça tem uma história maior que a minha. Fico muito feliz de poder restabelecer esse espaço e deixá-lo tão bonito como está. Isso faz parte do nosso projeto de Rio Branco mais segura, mais bonita e com cara de capital”, declarou.

O vice-prefeito Alysson Bestene também enfatizou o caráter simbólico da reinauguração.

“Aqui muitas famílias têm história. Casais se formaram aqui. É uma tradição do nosso município e do nosso estado. Ver esse espaço revitalizado traz alegria para todos nós”, disse.

Já o secretário municipal de Turismo, Ezequiel Bino, destacou que o local deve se tornar palco de atividades culturais regulares.

“Se Rio Branco tem um coração, nós estamos nele, no coração histórico da cidade. Queremos uma agenda cultural mensal. Esse espaço é da comunidade, é do povo de Rio Branco”, finalizou.

Inicialmente, o bar funcionará de todos os dias, das 10 horas às 16 horas.

PUBLICIDADE