Moradores de Epitaciolândia e Brasiléia foram surpreendidos no fim da tarde desta quinta-feira (12) pela passagem de um jato particular em baixa altitude sobre as duas cidades da fronteira. O sobrevoo ocorreu por volta das 17h40 e chamou atenção pelo barulho intenso das turbinas e pela proximidade da aeronave com áreas urbanas.
De acordo com relatos de populares, o avião, de pequeno porte e equipado com duas turbinas, cruzou rapidamente o espaço aéreo dos municípios e, em seguida, ganhou altitude em direção ao município de Assis Brasil. Na parte alta de Brasiléia, nas proximidades do Hospital Regional, no bairro José Moreira, moradores relataram susto com o ruído e a altura em que o jato passou.

Jato particular/ Foto: Cedida
Horas após o sobrevoo, mensagens começaram a circular em grupos de WhatsApp mencionando uma suposta queda da aeronave no km 56 da BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico. A informação, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades.
Diante da repercussão, a reportagem entrou em contato com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Epitaciolândia, e com o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar. Segundo as corporações, não houve registro de acidente aéreo nem acionamento para ocorrência de resgate na região até o fechamento desta matéria.
Alguns moradores levantaram a hipótese de que o piloto pudesse ter enfrentado algum problema técnico e tentado se aproximar do aeroporto de Cobija, na Bolívia. No lado brasileiro, as pistas mais próximas ficam nos municípios de Assis Brasil e Xapuri.
Um vídeo de 17 segundos, gravado por pessoas que filmavam um treino de motocross próximo ao Rio Acre, na divisa entre Brasiléia e Epitaciolândia, registrou o momento em que o jato sobrevoa a área em baixa altitude.
O último acidente aéreo registrado na região de Brasiléia e Epitaciolândia ocorreu em 1977, quando um avião monomotor caiu na divisa entre os municípios, resultando na morte de todos os ocupantes. Até o momento, não há informações oficiais sobre o motivo do voo em baixa altitude registrado nesta quinta-feira.
Veja o vídeo:
