Candidata do PMDB pela coligação ‘Rio Branco do Futuro’, Eliane Sinhasique tem 46 anos e entrou na vida política em 2012, quando foi eleita a vereadora mais votada de Rio Branco, cargo que exerceu até 2013, quando se absteve para candidatar-se à uma vaga na Assembleia legislativa do Acre (Aleac) em 2014, cadeira que ocupa atualmente como deputada estadual. Em 2016, Sinhasique disputa pela primeira vez a prefeitura de Rio Branco e tem como vice Alysson Bestene (PP).
Histórico da candidata Eliane Sinhasique
Eliane, nascida em Guaíra, interior do Estado do Paraná, no dia 12 de dezembro de 1969, veio para o Acre aos 7 anos de idade, acompanhada de seus pais, agricultores. Morou no Projeto de Assentamento Pedro Peixoto dos 11 aos 16 anos de idade. Mas, percebeu que ali não era o seu lugar e aventurou-se na cidade, onde iniciou a sua trajetória como jornalista.
Na cidade de Rio Branco, tornou-se jornalista, radialista, publicitária, pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior. Sinhasique foi repórter e apresentou jornais na TV Gazeta, TV Educativa, TV Rio Branco e TV 5. No jornal impresso assinou várias matérias especiais e colunas no Jornal A Gazeta. No rádio, passou pelas emissoras Capital AM, Gazeta FM e Boas Novas. Também foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae-AC.
No jornalismo, obteve maior destaque na rádio, onde por décadas foi líder de audiência com o seu programa ‘Toque Retoque’, na Gazeta FM.
No seu programa de rádio mais famoso, além de entreter os ouvintes com a leitura de textos reflexivos, horóscopo, músicas e outros, Eliane já utilizava o espaço para atender os pedidos do público, cobrando serviços básicos ou pedindo a melhoria deles. Foi nesse período que Eliane criou o Movimento ‘Mais Energia, Menos Impostos’ para pedir a redução de ICMS da tarifa nas contas de Luz.Em 2012, aceitou o desafio de se candidatar e foi a vereadora a mais votada.
Na Câmara, conseguiu o feito de em apenas um ano apresentar mais indicações que a legislatura anterior inteira. Inovou ao criar o seu ‘Gabinete na Rua’ e o seu ‘Gabinete Virtual’. Foi destaque nacional ao apresentar projeto que visa valorizar pessoas da raça negra nas peças publicitárias e nas propagandas governamentais.
Em 2014, Eliane candidatou-se ao cargo de deputada estadual. Foi a candidata mais votada da oposição na Capital. Em seu primeiro ano, foi vice-presidente da comissão mais importante da Assembleia Legislativa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e também foi membro de outras importantes comissões. Foi eleita pelos jornalistas do Estado como uma das parlamentares mais atuantes da atual legislatura e apresentou importantes projetos de Lei para a população.