Avião precisa fazer pouso de emergência após colidir com pássaro na decolagem; veja vídeo

No momento do ocorrido, apenas o piloto estava a bordo da aeronave modelo Baron 58, que não sofreu ferimentos

aviao-precisa-fazer-pouso-de-emergencia-apos-colidir-com-passaro-na-decolagem;-veja-video
Avião precisa fazer pouso de emergência após colidir com pássaro na decolagem; veja vídeo

Um avião de pequeno porte passou por um grande susto na tarde desta quarta-feira (18), no Aeroporto dos Amarais, em Campinas. Isso porque, ao decolar, ele acabou colidindo com um pássaro e precisou fazer um pouso de emergência.

No momento do ocorrido, apenas o piloto estava a bordo da aeronave modelo Baron 58, que não sofreu ferimentos. O incidente causou falha no trem de pouso, mas o comandante conseguiu manter o controle e retornar ao solo em segurança.

Segundo a administração do terminal, o avião, registrado sob o prefixo PR-FET, havia decolado do próprio Aeroporto dos Amarais. Após sentir o impacto com o pássaro, o piloto declarou emergência imediatamente.

As equipes de emergência do aeroporto e o Corpo de Bombeiros de Campinas foram acionados e acompanharam todo o procedimento próximo à pista, garantindo apoio no momento do pouso. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi chamado para investigar o acidente.

Leia a nota oficial do Aeroporto após susto com avião:

“Na tarde desta quarta-feira (18), o Aeroporto de Campos dos Amarais em Campinas, administrado pela Rede VOA, recebeu o pouso de uma aeronave prefixo PR-FET, modelo Baron 58, que decolou do próprio Aeroporto dos Amarais e declarou emergência após colidir com um pássaro (bird strike) durante a decolagem, alegando falha no trem de pouso.

Rapidamente a concessionária, por meio do seu Centro de Controle Operacional, acionou sua equipe de resposta a emergências e o Corpo de Bombeiros do município. As viaturas rapidamente chegaram e se posicionaram próximas à pista para aguardar o pouso da aeronave.

Foi realmente constatado que o trem de pouso frontal (do nariz) da aeronave não estava acionado, e o pouso foi realizado por volta das 15h45, apenas com os trens de pouso laterais, sem maiores complicações e com todo o acompanhamento das equipes de emergência. Havia apenas o piloto a bordo e não houve feridos. O CENIPA foi acionado e fará o procedimento para liberação da pista e retirada da aeronave.”

Avião realiza voo de quase 19 horas sem escalas

 

PUBLICIDADE