No Acre, ocorrências na rede elétrica por causa de raios aumentam quase 25% em 2025

Mais de 4,6 mil casos foram contabilizados no ano, atingindo quase 220 mil clientes

Energisa informou que mantém um plano anual de manutenção preventiva. Imagem: Divulgação

O Acre fechou 2025 com crescimento de aproximadamente 24,32% no número de ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. De janeiro a dezembro, foram contabilizados mais de 4,6 mil registros relacionados a raios, superando os 3,7 mil casos verificados em 2024. Os dados são da Energisa Acre.

Ainda de acordo com a concessionária, o aumento também refletiu no total de consumidores impactados. Enquanto em 2024, cerca de 210,5 mil clientes foram afetados, em 2025, esse número subiu para quase 220 mil.

LEIA TAMBÉM: Energisa Acre: praticidade de atendimento pelos canais digitais durante feriados

Como a maior parte da rede elétrica acreana é aérea, o sistema fica mais vulnerável durante o período chuvoso, quando há maior incidência de raios, ventos fortes e objetos arremessados contra a fiação. Segundo o coordenador do Centro de Operações da Energisa Acre, Jhony Poças, a concessionária mantém ações permanentes para minimizar os impactos.

“Trabalhamos de forma preventiva ao longo de todo o ano, com manutenção contínua e equipes preparadas, para reduzir os impactos das tempestades e garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos clientes. Desde que a Energisa chegou ao Acre, muitos investimentos foram realizados na rede, mas a região também vem sendo impactada por eventos climáticos cada vez mais severos”, destacou.

A empresa informou que mantém um plano anual de manutenção preventiva, com inspeção de estruturas, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação das equipes. Em períodos de tempestades, um plano de contingência é ativado, prevendo reforço operacional, suporte logístico, ampliação das equipes em campo e, quando necessário, uso de geradores.

Até o fim de 2025, a concessionária afirma ter investido R$ 2,4 bilhões na modernização do sistema elétrico no estado. Os recursos foram aplicados na construção de subestações, substituição de equipamentos e implantação de tecnologias que permitem o religamento automático de trechos da rede, reduzindo o tempo de interrupção no fornecimento.

Orientações de segurança

Durante chuvas e tempestades, a recomendação é adotar medidas preventivas, como evitar abrigo sob árvores, não permanecer em rios ou piscinas, desligar eletrodomésticos da tomada e não utilizar chuveiro elétrico. Também é importante não tocar em fios caídos e manter distância de estruturas metálicas ou cercas.

Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes podem acionar os canais de atendimento da Energisa pelo aplicativo Energisa On, Agência Digital no site oficial, WhatsApp da assistente virtual Gisa pelo número (68) 99233-0341 ou pelo telefone 0800 647 7196.

PUBLICIDADE