Duas mulheres foram mortas na Grande SĂŁo Paulo em novas ocorrĂȘncias de feminicĂdio. Uma terceira jovem foi vĂtima de tentativa de feminicĂdio, por esfaqueamento no meio da rua. Os casos ocorreram nessa segunda-feira (23).

Na zona norte da capital paulista, policiais militares foram acionados para atender ocorrĂȘncia em um hospital, onde uma mulher de 22 anos jĂĄ chegou morta. Ela tinha machucados e hematomas pelo corpo. O homem de 36 anos, que havia levado a jovem ao hospital, foi preso por feminicĂdio.
NotĂcias relacionadas:
- PolĂcia de SĂŁo Paulo encontra numa mala mulher esquartejada.
- Rio: Bloco homenageia Maria da Penha e denuncia recorde de feminicĂdio.
- Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o FeminicĂdio.
Segundo a Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP), o suspeito foi detido no local e encaminhado ao 73Âș Distrito Policial, no JaçanĂŁ. A prisĂŁo foi convertida em preventiva, e ele permanece Ă disposição da Justiça. No carro dele, foram encontrados um galĂŁo de gasolina e vestĂgios de sangue. O celular e o veĂculo do indiciado foram apreendidos para perĂcia. TambĂ©m foram requisitados exames ao Instituto de CriminalĂstica e ao Instituto MĂ©dico Legal (IML) para a vĂtima e o detido.
Em Itapecerica da Serra, na regiĂŁo metropolitana de SĂŁo Paulo, um homem de 25 anos foi preso em flagrante por feminicĂdio na tarde de ontem. A SSP informou que guardas civis municipais foram acionados para uma ocorrĂȘncia de violĂȘncia domĂ©stica e encontraram a mulher de 20 anos morta, em sua casa. O crime teria ocorrido apĂłs uma discussĂŁo.
O agressor foi localizado, confessou o crime e foi preso em flagrante, permanecendo Ă disposição da Justiça. A perĂcia e o IML foram acionados, e o caso foi registrado como feminicĂdio na Delegacia de Itapecerica da Serra.
Jovem esfaqueada
Um homem de 37 anos esfaqueou ama jovem de 18 anos, na noite desta segunda-feira, na zona leste da capital. A vĂtima foi levada para o Hospital Geral de Guaianases. Policiais militares foram acionados para atender Ă Â ocorrĂȘncia, e o agressor foi preso em flagrante por tentativa de feminicĂdio. A faca utilizada no crime foi apreendida. O agressor foi encaminhado Ă delegacia e, segundo a SSP, permanece Ă disposição da Justiça. O caso foi registrado na 8ÂȘ DDM, em SĂŁo Mateus.
Recorde de feminicĂdios
O Brasil atingiu nĂșmero recorde de 1.518 vĂtimas de feminicĂdios em 2025, segundo MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica, o que representa quatro mortes por dia. No ano anterior, em 2024, o paĂs jĂĄ havia atingido recorde, com 1.458 vĂtimas.
Em 2025, o estado de SĂŁo Paulo tambĂ©m registrou o maior nĂșmero de feminicĂdios desde o inĂcio da sĂ©rie histĂłrica, em 2018. Em todo o ano, os registros chegaram a 270, o que representa aumento de 6,7% em relação a 2024, quando houve 253 registros. Os dados estĂŁo disponĂveis no site da Secretaria da Segurança PĂșblica do estado (SSP).
Especialistas ouvidas pela AgĂȘncia Brasil analisaram o grave cenĂĄrio de violĂȘncia contra a mulher no paĂs.

