A deputada Eliane Sinhasique denunciou, na manhã desta terça-feira (25), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), o abandono das 10 quadras de esportes do estádio Arena da Floresta, as quais estariam sendo utilizadas apenas por dependentes químicos e desocupados.
Além disso, Sinhasique cobrou a manutenção e uso racional do local para ajudar na preparação de atletas em esportes de alto rendimento. A deputada requereu as informações a respeito do custo total e da gestão do conjunto poliesportivo.
“Passei pelo Arena da Floresta nesta segunda-feira [24] e, para minha surpresa e decepção, deparei-me com várias quadras esportivas abandonadas e tomadas pelo mato, em um completo descaso para com a população e exemplo de mau uso dos recursos públicos”, denunciou.
Vídeo da denúncia gravado pela deputada:
Quadras poliesportivas da Cidade dos Esportes estão abandonadas
Falta de opção de esporte contribui para marginalidade
Segundo a parlamentar, o Estado ainda sofre com uma crise de segurança e que o terror se espalhou. Para ela, a falta de investimento em políticas de inclusão esportiva favorece aos jovens serem cooptados pelas facções criminosas.
“Mas isso é fruto da falta de uma política de educação, esportes e lazer inclusiva. Isso é uma prova de incompetência do governo. É preciso destacar que o esporte e o lazer podem ocupar os nossos jovens e evitar a entrada deles na criminalidade. Porém, infelizmente não temos uma política para construir os princípios morais para nossa juventude”, salientou.
Secretarias de Turismo e Esportes terão de prestar esclarecimentos
A deputada solicitou que as secretarias de Turismo e de Esportes apresentem o projeto original da cidade do esporte, a cópia de todos os contratos da obra, o custo total do estádio e das quadras. Além disso que informem sobre as quadras de esportes, desde quando não estão sendo utilizadas e quem é responsável pelo local.
“As reformas eram para terem sido concluídas em 2013. Mas as quadras estão abandonadas e não cumprem sua função de desenvolver o esporte. Por isso, requeremos ao Governo do Estado essas informações. Precisamos saber”, destacou a deputada.
Quadras de esportes já teriam 10 anos e sem manutenção
Conforme informou a deputada, as quadras esportiva existem há 10 anos, mas eram para ser cobertas e não como estão. Mas, por falta de uso e manutenção, o local virou um antro de marginais para se drogarem, denunciou.
“O que era para prevenir a marginalidade mudou de foco e hoje serve justamente para uso por parte dos viciados. O Estado não sabe administrar e sequer se une com a comunidade. E também não repassa para a iniciativa privada administrar”, finalizou Sinhasique.
