
Deputado Jesus Sérgio /Foto: Reprodução
O deputado Jesus Sérgio questionou nesta terça-feira (8), da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), o fato do governo do Estado ainda utilizar a troca de documentos por meio físico. O deputado fez uma indicação ao governo para este passar a utilizar a troca de informações por meio eletrônico.
Jesus Sérgio revelou que o uso desse procedimento tem atrasado os tratamentos de saúde para quem necessita de serviço do TFD, pois a Secretaria de Saúde (Sesacre) ainda usa malote físico para envio e devolução de documentos. Enquanto isso, os pacientes precisam aguardar a ida e vinda dos papéis. Ele solicitou ainda que as pessoas que podem custear a viagem para o tratamento façam apenas se o Estado garantir a vaga no hospital.
O deputado ilustrou contando a situação de um amigo dele, cuja esposa está com câncer nos rins. A documentação da paciente foi encaminhada no dia 6 de outubro de Tarauacá para Cruzeiro do Sul, solicitando o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“Eu liguei para a responsável pelo TFD, sendo informado que o laudo teria vindo errado e havia sido devolvido pelo malote. A paciente sofre por conta das dores. Mas o médico negou por burocracia e só devolveu o malote. Agora terá de fazer tudo de novo pelo médico de Tarauacá”, comentou.
