Poucos imaginavam que o magnata Donald Trump iria conseguir a indicação do Partido Republicano para concorrer à Presidência dos Estados Unidos e muito menos que ele teria resultados tão impressionantes nas pesquisas de intenção de votos. Após perder a nomeação democrata, em 2008, para Barack Obama, a ex-senadora Hillary Clinton recebeu apoio do popular presidente. Só talvez não esperasse uma concorrência tão agressiva. O cenário da eleição é tão indefinido que não se arrisca um palpite. Quem será o próximo presidente dos EUA?
Hillary Clinton
Ex-secretária de Estado (2009-2013), ex-senadora pelo Estado de Nova York e ex-primeira-dama (1992-2000), Hillary Diane Rodham Clinton, 69, pode ser a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. A candidata do Partido Democrata é menos popular que Barack Obama, mas tem seu apoio para assumir a Casa Branca. Estudou na Wellesley College (exclusiva para mulheres) e se formou advogada pela Universidade de Yale, onde conheceu o marido, Bill Clinton, 70. Seu vice é o senador Tim Kaine.
Sua carreira pública começou em 2000, quando se tornou a primeira mulher a representar o Estado de Nova York no Congresso Nacional, como senadora. É chamada de workaholic por colunistas da grande imprensa dos EUA. Disse em 1992: “Poderia ter ficado em casa fazendo biscoitos, mas decidi correr atrás da minha profissão”. Em 2008, tentou a indicação democrata para disputar a Presidência, mas perdeu para Barack Obama (de quem se tornou secretária de Estado logo depois).
Curiosidade: ganhou um Grammy em 1997, pela versão em áudio de seu livro “It takes a village: and other lessons children teach us” (“É tarefa de uma aldeia: e outras lições que as crianças nos ensinam”, em português).
Donald Trump
O magnata Donald John Trump, 70, herdou do pai negócios na área imobiliária e construiu um império. Estudou na Wharton School of Finance e agora participa, pela primeira vez, de uma disputa política, com o objetivo de ser presidente dos EUA. O candidato do Partido Republicano é crítico ferrenho dos Obama e dos Clinton. Tem sido chamado de outsider, por não ser um político, e derrotou outros 16 concorrentes na indicação republicana para concorrer à Casa Branca. Seu vice é Mike Pence, governador de Indiana.
Trump se gaba de ser um workaholic e de dormir apenas três horas por dia. E diz não fazer parte do “sistema”. Seu nome está associado a um número considerável de prédios e hotéis luxuosos e também a campos de golfe (são 17 nos EUA, na Escócia, na Irlanda e em Dubai). O magnata foi dono do concurso de beleza Miss EUA entre 1996 e 2015.
O empresário está no terceiro casamento, com a modelo eslovena Melania Knauss-Trump, 46. Antes, ele foi casado com a modelo tcheca Ivana Zelnícková e com a atriz americana Marla Maples.
Curiosidade: recebeu uma nomeação ao Emmy por estrelar e coproduzir o reality show “O Aprendiz”, um sucesso de TV, e tem sua estrela pessoal na Calçada da Fama, em Hollywood.
