Prefeitura de Rio Branco recebe equipamentos da embaixada de Taiwan

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que presta assistência a moradores de rua, vai poder melhorar ainda mais a qualidade deste atendimento no Centro POP de acolhimento e na Casa de Passagem Dona Elza. A Prefeitura de Rio Branco recebeu nesta quarta-feira, 09, do embaixador de Taiwan, um carro, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos, como computador, impressora e projetor multimídia, que serão destinados às duas instituições.

A entrega foi realizada na sede do Centro POP, no Bairro da Capoeira, por meio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre – CDDHEP. O senador Jorge Viana foi o intermediador da doação por parte da embaixada. São parceiros neste projeto o Comitê Intersetorial da Política sobre a População de Rua, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).

prefeitura-recebe-equipamentos-da-embaixada-de-taiwan-fotos-fagner-delgado-8

O embaixador de Taiwan, Isaac Tsai, que está pela segunda vez em Rio Branco, explica que a doação foi feita porque “Taiwan tem uma política de defesa dos direitos individuais e coletivos parecida com a que é executada por parte do governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco. Buscamos a prosperidade social da mesma forma que se busca aqui em Rio Branco”.

Agradecido pela doação do veículo, equipamento de informática e mobiliário, o prefeito Marcus Alexandre destacou a melhor qualidade e ampliação da capacidade de atendimento a partir dos itens doados pela Embaixada de Taiwan. “A ajuda veio do outro lado do mundo e estamos muito gratos. É importante ressaltar que além da alimentação, do mobiliário, o abraço, a acolhida que os moradores de rua encontram no Centro POP, nas Casas de Passagem D. Elza e Rhuama é fundamental. Vamos seguir nessa direção: atender com amor e atenção essa população que está na rua”, explicou Marcus Alexandre.

prefeitura-recebe-equipamentos-da-embaixada-de-taiwan-fotos-fagner-delgado-11

Seu Euclides Gadelha, que afirma morar nas ruas há mais de 40 anos, conta emocionado que na Casa D. Elza, onde está atualmente, recebe toda a atenção que merece. “É muito mais do que uma cama quentinha e comida boa. Aqui somos ouvidos, recebidos com atenção e respeito e isso vale muito. Esse material vai melhorar ainda mais a vida da gente”.

Presente na solenidade de entrega dos equipamentos, a vice-governadora Nazaré Araújo, ressaltou o maior conforto que os usuários dos equipamentos sociais – O Centro POP e a Casa Dona Elza – terão a partir da doação.

Situação de rua

Segundo dados do Centro POP, no mês de outubro de 2016 foram identificados 222 pessoas em situação de rua, público que é atendido nos diversos serviços ofertados. Atualmente no Serviço de Acolhimento “Dona Elza”, localizado no segundo Distrito de Rio Branco, estão acolhidas 18 pessoas, sendo 17 homens e 01 mulher. As pessoas podem permanecer no local por até 6 meses. Na Casa de Passagem Rhuama, atualmente estão 07 homens e o tempo de estadia é de três meses.

A secretária Municipal de Ação Social, Dora Araújo, cita que a secretaria tem um serviço de abordagem social que funciona 24 horas por dia. As equipes levam a população em situação de rua para o Centro POP, onde é feito o acolhimento e a triagem. “Dependendo do caso, eles são levados para as Casas de Passagem ou para Casas Terapêuticas. Além de abrigo e alimentação, oferecemos também o serviço de assistência social e psicológico”.

PUBLICIDADE