Tião Viana poderá utilizar recursos dos depósitos judiciais para pagar precatórios e cia

Sem confirmação

O governador Tião Viana não confirmou se participa ou não da agenda do ministro dos transportes no Acre. Nesta quinta, ele dá ordem de serviço para as obras de restauração e manutenção da BR-364, e na sexta, faz visita técnica na ponte sobre o Rio Madeira.

Característica

Quem conhece o governador Tião Viana sabe que ele não irá para um território dominado por políticos de oposição, jamais colocará essa causa acima do palanque político. É como menino birrento. Não sai do canto.

Ingratidão

Matéria divulgada pela agência de notícias do Acre não reconhece os 500 km de estradas feitos pelo ex-governador Orleir Cameli em quatro anos. Para a agência, a consolidação da BR-364 ocorreu somente em 2011. A estatal passa com um trator no maior legado deixado pelo ex-governador.

Zé Augusto

O prefeito eleito de Capixaba, José Augusto, negou que esteja articulando com vereadores aumento do próprio salário. Focado na transição, Zé Augusto estuda a possibilidade de diminuiu ou abdicar do subsídio nos primeiros meses de gestão.

No Juruá

O presidente do ITV, Marcio Bittar, está cumprindo agenda até a próxima sexta-feira (18) nos municípios do Juruá, onde ele começou uma rodada de visitas e conversas políticas. Bittar não abriu mão dos compromissos para participar da agenda com o ministro Maurício Quintella, mas ligou e elogiou a agenda feita pelo senador Gladson Cameli. “Isso é agenda de quem pensa no Acre”, declarou.

Arrojado

Um dos prefeitos mais animados em Cruzeiro do Sul é o Zezinho Barbary. Confessou para a coluna que os estudos que serão feitos para tirar Porto Walter do isolamento justificam a abertura de ramal que ele fez com ideia de integração e apoio à produção. Ele revelou os momentos difíceis no debate com fiscais do Imac e Ibama. É arrojado.

Quebrou geral

Governo e prefeitura anunciam iluminação natalina do tamanho da crise e show da virada com artistas regionais. A ideia é fazer uma decoração natalina bem mais modesta que a de anos anteriores, tudo por conta da falta de dinheiro em caixa.

Comemorando

Os prefeitos eleitos já devem saber o tamanho do pepino que devem pegar a partir de janeiro. Estão comemorando as emendas individuais garantidas por deputados e senadores como se fosse uma vitória na Copa do Mundo. Falta de aviso não foi. O prefeito Carlinhos da Saúde, de Porto Acre, não recomendou o cargo para os melhores amigos.

Atuando

O deputado estadual Nicolau Júnior é autor do projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Acre que pede a federalização de algumas estradas do estado. Ele destaca que o Estado não dispõe de recursos para manutenção destas rodovias que estariam em estado precário e necessitando de construção de alguns trechos para fazer a ligação de alguns municípios que sofrem com o isolamento.

Desarticulado

O governador Tião Viana anda reclamando do desequilíbrio financeiro vivido pelo Estado que governa, mas não fez até hoje uma reunião com a bancada federal para mostrar o tamanho do rombo. Para quem começou fazendo reuniões de avaliações bimestrais com secretário, a gestão também anda desequilibrada.

Transparência

Até agora o Tribunal de Justiça do Estado não enviou os documentos que mostram o equilíbrio financeiro da instituição solicitado na mesa de negociações com o sindicato. Transparência é uma das leis fundamentais da gestão pública. Vale para todos!

Vacância

O que leva uma desembargadora tão jovem como Maria da Penha pedir aposentadoria tão cedo? Esta é uma resposta que somente ela poderia esclarecer. Aos 51 anos, seu pedido de aposentadoria foi oficializado através de publicação nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da Justiça.

História de sucesso

A magistrada tem 23 anos de serviços prestados ao Judiciário acreano, sendo 22 anos como juíza em diversas comarcas do Estado e um ano como membro da Corte máxima do Tribunal de Justiça. O processo não explica os motivos que levaram Maria Penha a requerer aposentadoria.

O cargo

A briga pela vaga deverá movimentar a Justiça nos próximos meses, assim como o processo de escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que será realizada em fevereiro. Por enquanto ninguém se arrisca a falar sobre a sucessão de Cezarinete Angelim.

Feriado prolongado

Nesta quinta-feira todas as repartições públicas funcionam normalmente. Decreto levou o feriado para sexta, prolongando o fim de semana. Tudo do jeito que o brasileiro gosta. Daqui a pouco a festa de Natal e fim de ano, em seguida o Carnaval.

Surpresas

O porta-voz da Rede Sustentabilidade, Carlos Gomes, quer saber quanto a Câmara de Vereadores gasta com cada parlamentar por sessão e qual a quantidade de presenças e ausências nos últimos quatros anos de cada vereador. A solicitação foi apresentada nesta quinta-feira (16) à presidência da Câmara. Pode ter certeza de que ele terá muitas surpresas se receber tais informações.

dinheiro-justicaComo o diabo gosta

Agora ficou com o diabo gosta. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) chancelou a iniciativa do governador Tião Viana (PT) a utilizar 70% dos recursos dos depósitos judiciais para pagamento dos precatórios judiciais, recomposição dos fluxos de pagamento do Acreprevidência e amortização da dívida pública fundada do Estado com a União.

Reação da OAB

Agora é esperar para ver a reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tinha se posicionado contra a lei estadual 3.166/2016, que autoriza o Estado a usar o dinheiro. Pobre Acre…

TelexFree

A decisão do TJAC também deverá deixar indignados os investidores da TelexFree. Com a chancela dos desembargadores, o governador Tião Viana poderá utilizar o dinheiro que está “preso” há muito tempo para pagar dívidas do Estado.

Cardápio do jantar com Temer

O recado dado pelo presidente Michel Temer durante o jantar com senadores ontem, em Brasília, foi da necessidade de medidas duras para sair da recessão profunda. Ao defender aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos, que o país não saíra da “recessão profunda” que enfrenta com a adoção de “medidas simplesmente doces”.

Palavra do presidente

“O primeiro passo é tirar o país da recessão, depois, sim, começa o crescimento. Dai, sim, do crescimento nascer o emprego. Então, não vamos ter a ilusão de que você combate a recessão com medidas simplesmente doces, precisa de medidas amargas. Essas medidas visam ao futuro, não visam ao presente”, discursou o presidente.

PUBLICIDADE