O deputado federal Major Rocha (PSDB) se juntou aos críticos da atuação dos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Estado do Acre. Rocha destacou a forma abusiva como vêm sendo realizadas as ações do órgão e as pesadas multas que estão sendo aplicadas aos pequenos produtores.
A denúncia chegou até o parlamentar durante visita realizada pelo prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda. Rocha garantiu que vai procurar a presidência do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente para coibir estes abusos.

“Nem contra os bandidos no Acre eles vêm com tantas armas”, diz Rocha
Rocha relatou ter trabalhado como policial militar durante 20 anos e por isso não considera inadmissível que o ICMBIo se utilize de policiais fortemente armados para fazer abordagens em pequenas propriedades.
“Não posso permitir que um órgão como o ICMBIo, com papel relevante no combate aos crimes ambientais, se preste a maltratar pequenos produtores rurais, aplicando multas abusivas, algumas de 700 mil reais”, comentou o deputado.
“Eles não podem simplesmente ir chegando nas casas e, de posse de todo este aparato, inclusive com fuzis e submetralhadoras, irem tratando os produtores como se fossem criminosos. Estão atentando contra pessoas que já moravam na Reserva Chico Mendes e já trabalhavam na terra há gerações”, complementou.
