Na Caserna
A que ponto a violência chegou em Rio Branco. Profundamente lamentável o assassinado do sargento Paulo Andrade, praticamente a queima roupa pelo subtenente Adelmo. Segundo a Polícia Militar, o motivo foi “banal”.
Crime militar
Segundo o coronel Júlio César, o crime foi duramente militar. Andrade foi atingido com um tiro pelas costas depois de chamar atenção do subtenente por atraso de horário. Adelmo foi detido e poderá perder a farda.
O estresse
Não precisa ser nenhum especialista para saber que o estresse pode estar presente na vida do policial militar e influenciar de maneira decisiva no seu comportamento dentro e fora de sua atividade policial.
Natureza operacional
A Polícia Militar, pela natureza do trabalho, expõe o profissional a constantes desgastes físicos, mentais e emocionais em sua prática profissional diária. Lógico que nada justifica a agressão praticada por Adelmo contra o colega de farda, mas é uma questão que precisa ser levada a profunda reflexão. Há quem diga que o militar é usuário de drogas e já havia passado por várias clínicas de recuperação.
Mesmo orçamento
Segundo o governador Tião Viana, a Polícia Militar e a Segurança Pública terão em 2017 o mesmo orçamento deste ano. Ou seja, não há previsão de maiores investimentos no setor, a não ser os de emendas impositivas garantidas pela bancada federal. Por aqui, o Estado continuará gastando mais com mídia do que com segurança.
Não faltam alertas
Não é falta de aviso. O presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME), Joelson Dias, afirmou durante audiência pública que discutiu violência, realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o Executivo acreano não oferece condições para enfrentamento à criminalidade. “Estado coloca policiais na rua, mas não dá condições para enfrentar a violência”, disse presidente da AME.
Enquanto isso…
A Escola Estadual Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês, em Rio Branco, tem sido alvo de bandidos. Somente neste ano a escola foi furtada mais de dez vezes. Nesta semana, por exemplo, os bandidos invadiram a unidade, quebraram todas as lâmpadas dos corredores e na noite desta quarta-feira (23), levaram toda a merenda escolar dos alunos e as botijas de gás.
Estranho
É muito estranho o silêncio da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB/AC) em relação ao confisco de depósitos judiciais autorizados pela Justiça ao Governo do Acre. Nunca se viu na história, operadores do direito se calarem diante de uma situação tão prejudicial.
Convite
A Prefeitura de Rio Branco realizará a partir das 8h do dia 1º de dezembro de 2016, no auditório da Secretaria da Fazenda do Acre, no centro da Capital, audiência pública para debater e aprovar as propostas de revisão do novo Plano Diretor de Rio Branco. Após aprovação o texto irá para a Câmara de Vereadores, o documento terá vigência de 2017 a 2020.
Greve
A greve dos servidores do Poder Judiciário continua. O sindicato fez propostas para conciliar e obter os avanços que a categoria precisa. Uma reunião na próxima segunda-feira da categoria vai definir os caminhos que o movimento vai trilhar. Os representantes sindicais se reúnem na manhã desta sexta-feira (25) com o desembargador Roberto Barros.
Queda de braço
O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou na quinta-feira (24) o adiamento da votação do parecer do pacote anticorrupção no plenário da Casa para a próxima terça-feira (29). “Ninguém pode se sentir ofendido por uma decisão na qual o plenário da Câmara é soberano. Isso (anistia do caixa 2) tem sido dito para denegrir a imagem do Parlamento”, afirmou.
O texto original
O projeto anticorrupção que deve incluir perdão ao caixa 2 e punição a juízes e procuradores por crime de responsabilidade. As duas matérias são alvo de críticas de membros do Ministério Público, que tem pressionado a relatoria do projeto para retirá-los.
Pressão
Nas últimas horas, deputados tentavam retirar a relatoria do texto no plenário das mãos de Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele é acusado por deputados de não estar cedendo aos pedidos da Casa, favorecendo assim apenas os pleitos do Ministério Público.

Jamyl Asfury, suplente de deputado estadual
Em Brasília
O suplente de deputado Jamyl Asfury (PEN) parece ter ido longe buscar apoio. Circulava pelos corredores do Congresso Nacional. O servidor público federal não confirmou, mas há informações de que teve um encontro demorado com o senador Jorge Viana, do PT. Se confirmada a audiência, o assunto certamente não foi sobre a novela das 8.
PF na investigação
O Superintendente da Polícia Federal no Acre, Chang Fan, confirmou que existe uma investigação em curso sobre o caso de vendas e distribuição ilegal de casas populares, mas que tudo corre em absoluto segredo.
Desdobramentos
Há quem afirme que nos próximos dias haverá surpresas sobre essa investigação. Para alguns, surpresas não agradáveis. Na verdade, a torcida do Flamengo sabe exatamente dos envolvidos nessa farra com o dinheiro público e, também, de supostos nomes que podem ser oficializados no esquema fraudulento. Muita gente já falou e disse muito detalhes a respeito do caso. O que faltava era uma investigação mais aprofundada. É o que se espera da Polícia Federal.
Na Aleac
O caso também pode ser aquecido na Assembleia Legislativa do Acre, onde o Ministério Público Estadual já deu parecer favorável para implantação da CPI da Sehab. Aguarda-se o pronunciamento da Justiça.
Lista nas redes
Os ativistas das redes sociais já preparam a publicação dos nomes de deputados federais da bancada acreana que se manifestarem a favor do pacote anticorrupção. Prometem radicalizar contra os parlamentares que votarem pela anistia do caixa 2.
Neymar busca Deus
Após o pedido de prisão formulado pelo Ministério Público da Espanha, o craque do futebol brasileiro Neymar se manifestou pelas redes sociais. Escreveu: “Eu sempre soube que levantar teu nome causaria controvérsia, discórdia, inveja, mal olhado e todas as coisas ruins .. porque tu o Senhor é o Deus que me ilumina e me conduz pelo teu caminho .. e sabemos nós que todas as lutas são contra os principados e potestades, mas juntos .. como FAMÍLIA venceremos mais uma e saberemos que virão mais, mas nós estamos preparados … nós temos JESUS!” (sic) – postou o jogador.
