Em Rio Branco, Senadinho comemora 16 anos com muitos sorrisos, música e amor

Nesta quarta- feira, 21, uma grande festa no Casarão marcou o aniversário de 16 anos de criação do Senadinho, com direito a muita dança, bolo, presentes, sorteios de brindes e as presenças do prefeito Marcus Alexandre e do senador Jorge Viana, criador do forró em frente ao Palácio das Secretarias. “Pensei nos meus pais, quando criei o Senadinho, um local que tirou as pessoas da terceira idade da tristeza e isolamento. Fico feliz dessa ação ter chegado aos 16 anos e com vida longa pela frente”, citou o senador.

O encontro no Senadinho é realizado as quartas e sextas-feiras das 9 às 11 horas da manhã, em frente ao Palácio das Secretarias, no centro de Rio Branco. Uma vez por mês o encontro acontece no Casarão.

Prefeito Marcus Alexandre prestigiou o evento e mostrou que sabe dançar /Foto: ASCOM PMRB

Em sua fala, o prefeito Marcus Alexandre recordou que o projeto do senadinho é tão “contagiante e energizante” que ele, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, criou em 2013 o Senadinho no Bairro, que tem calendário fixo em quatro bairros de Rio Branco. “Este ano vamos expandir o senadinho para outros bairros, garantindo mais alegria e saúde para pessoas da terceira idade”, anunciou o prefeito, lembrando ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SEMSA, oferece serviços de saúde específicos para pessoas da terceira idade nos locais onde ocorrem a programação do Senadinho e Senadinho no Bairro.

Atualmente o projeto Senadinho no Bairro tem dias e horários fixos em quatro bairros da capital: Aeroporto Velho, no Centro Cultural Lygia Hammes, aos sábados das 15h30 às 19h; No Esperança, no Centro da Juventude (Ceja), a cada 15 dias; No Bairro 15, o senadinho acontece no Centro Cultural Dona Neném Sombra, em frente ao Mercado Municipal, às sextas-feiras das 17h às 19h30; e na Vila Albert Sampaio (km 15 da BR-364) a festa é realizada na Associação de Moradores, na primeira quarta-feira do mês, sempre das 9h às 11h.

Senador Jorge Viana também foi à comemoração /Foto: ASCOM PMRB

Amizades e amores

O Senadinho é muito mais do que um local onde as pessoas da terceira idade se encontram para dançar em frente ao Palácio das secretarias, nos bairros ou no Casarão. Segundo um dos frequentadores mais assíduos, José Bernardo, o Panelada, eles encontram no Senadinho alegria, saúde, entretenimento, amizades e até amores.

Seu João Brito, de 106 anos, não perde nenhum dia de festa no Senadinho e relata que tem prazer em encontrar os amigos toda semana. Já a Rainha do Senadinho, dona Terezinha Silva, cita que a saúde melhorou muito depois que passou a frequentar o local e a dançar toda semana. “Em vez de ficar em casa, aqui a gente vê o povo e se diverte. Os problemas de saúde diminuíram muito depois que passei a dançar aqui duas vezes por semana. Não sinto mais nada de ruim”.

Clima de amor e alegria tomou conta do Senadinho nesta manhã /Foto: ASCOM PMRB

E o amor também está no ar no Senadinho: Seu Augustinho Sacramento, com 87 anos, conheceu a atual esposa, Ita Mattos, de 69 anos durante a festa em frente ao Palácio das Secretarias em 2011. Depois de dois meses de namoro, eles se casaram. E foi o grupo do Senadinho que bancou a Lua de Mel do casal em um hotel da capital acreana. “Aqui encontrei o amor da minha vida”, conta ele. A aposentada diz que eles continuam frequentando o Senadinho toda semana. “Aqui a gente comemora nosso amor!”, conclui dona Ita.

PUBLICIDADE