Na manhã desta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) enviou para o presídio federal de Mossoró, 15 detentos considerados líderes de facções criminosas que atuam no Acre.
O pedido havia sido feito de forma emergencial pelo secretário Emylson Farias à Justiça Federal, que autorizou a transferência na última segunda-feira (9). O processo de solicitação para a locomoção de presos ocorre desde outubro do ano passado.
Os 15 detentos enviados para fora do estado já estavam em uma área de isolamento para evitar qualquer tipo de contato com o meio externo.
Desde outubro de 2015, o Acre vem sofrendo com a interiorização de facções criminosas que estariam na disputa de território do mercado negro das drogas.
Este ano foi anunciado o recebimento de R$ 18 milhões que deverão ser empregados em equipamentos para reforçar a segurança em presídios, além de reformas e construção de novos pavilhões.
Concursos públicos para Polícia Militar e Polícia Civil também foram anunciados pelo Governador Tião Viana, que promete reforçar ao máximo policiamento no estado. Atualmente o Acre conta apenas com cerca de 1500 homens atuando diretamente nas ruas.
