Consulta pública
O prefeito da cidade de Epitaciolândia, Tião Flores, está inovando. Arrumou um tempinho nesse início de gestão para fazer uma consulta pública junto à população e saber o que deveria ser prioridade no seu mandato. Tião, assim como a maioria dos prefeitos, recebeu a prefeitura com dívidas enormes e pouca ou quase nenhuma capacidade de investimentos.
Tropa de elite
O Palácio Rio Branco enviou uma tropa de elite após a passagem do senador Gladson Cameli pelo Alto Acre. O diretor do Deracre foi aos canais de comunicação dizer que o órgão é quem vai fazer o Anel Viário junto com o Dnit.
Contraditório
As declarações do diretor do Deracre vão de encontro ao que o supervisor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, disse durante reunião com empresários de Brasileia. “O Governo do Estado vai licitar a obra, o Dnit e a sociedade civil organizada fiscalizarão cada palmo executado”.
Pai da criança
A deputada Leila Galvão, que nada tem a ver com a liberação de recursos para o Anel Viário, anda para cima e para baixo afirmando que graças a ela o projeto que estava engavetado no Deracre vai definitivamente sair do papel. Menos não é, Leila!?
Estilosa
Uma coisa é certa. O pesado governo de Tião Viana recebe uma leveza incrível quando a vice-governadora Nazaré Araújo entra em cena. Sempre muito educada, ela conduz com maestria os assuntos que lhes são designados pelo Palácio Rio Branco.

Além do charme, Marcia e Charlene surpreenderam pelo discurso equilibrado e pontual/Foto:Divulgação
Dupla qualificada
A oposição poderá contar com duas mulheres extremamente qualificadas: Marcia Bittar (SD) e Charlene Lima. Esse click foi em recente encontro das lideranças do Alto Acre. Além do charme, Marcia e Charlene surpreenderam pelo discurso equilibrado e pontual.
Vagner é primeira opção
O prefeito Vagner Sales será mesmo a primeira opção do PMDB ao senado. O deputado federal Flaviano Melo confirmou essa estratégia durante um lanche com Vagner e Gladson Cameli na tradicional pizzaria e restaurante Napolitano. Eles comeram charuto e tomaram suco de cajarana.
Jargão afinado
As lideranças ligadas ao ex-prefeito Vagner Sales estão afinadíssimas. “O Juruá precisa de um nome para substituir Cameli no Senado”. É o que se ouve nos quatro cantos da cidade de Cruzeiro do Sul, que esteve movimentada durante essa semana. Além de Flaviano Melo, o deputado federal Major Rocha e Sérgio Barros estiveram se viabilizando na região.
Disputa acirrada
Com a definição pelo PMDB do nome de Vagner Sales e a natural candidatura do senador Sérgio Petecão à reeleição, outros três nomes disputam a eleição majoritária: Marcio Bittar e Major Rocha, ambos do PSDB. Tem ainda, Tião Bocalom pelo DEM. Este cenário aponta para uma pulverização de candidaturas ao senado, resta saber se terá palanque para todas.
Experiência
O ex-prefeito Vagner Sales, que anda de bem com a vida após ter deixado o cargo em dezembro, afirma que a naturalidade no lançamento de candidaturas ao senado será a mesma na definição de apenas dois nomes na reta final para convenção ano que vem. “Ao contrário da Frente Popular, a oposição tem lideranças com chances de disputar e ganhar as duas vagas do senado”, definiu Vagner Sales.
Inverno rigoroso
Não é apenas a BR-364 que sofre com o rigoroso inverno que castiga o Estado. Na pista do município de Jordão, até avião está atolando. Essa é uma outra realidade de abandono da política de infraestrutura desse governo.
Na zona urbana
Uma voltinha por Rio Branco na Via Verde, Via Chico Mendes e na Gameleira, e observamos com clareza a falta de zelo da equipe de Tião Viana com o patrimônio público. O mato toma de conta dos portais espalhados por essas regiões.
Sest/Senat
Depois do Senac e Sesc, o Sest/Senat investirá pesado com instalação de sua sede em Cruzeiro do Sul. O anúncio foi realizado na manhã de sexta-feira (20) ao prefeito Ilderlei Cordeiro. O investimento total será de R$ 10 milhões. A entidade passará a oferecer mais de 32 cursos de qualificação.
Sesc
Está previsto para o próximo dia 1 de maio a inauguração da unidade do Sesc em Cruzeiro do Sul. Mais de R$ 20 milhões foram investidos em modernas instalações. E ainda tem parlamentar defendendo o corte nas verbas do sistema “S” em Brasília.
Dengue e malária
Enquanto o governador Tião Viana aprimora o seu inglês nos Estados Unidos, casos de malária e dengue se alastram pela região do Juruá. O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, confirmou seis casos de dengue nos primeiros quinze dias do ano.
Feriado prolongado
Hoje Dia do Católico, segunda dia do Evangélico, e tem gente pedindo ainda o dia do Espírita, da Ubanda, dos Mormos e por ai vai. Se por um lado os feriados são bons, principalmente para trabalhadores e estudantes, que podem ‘tirar uma folga’ e descansar da rotina, por outro, eles são ruins: afetam o desenvolvimento econômico da região. Paralisações nas produções, queda nas vendas e a necessidade de arcar com horas extras e encargos trabalhistas faz com que haja prejuízo em diversas frentes do país. Duas das mais importantes são a indústria e o comércio.
Teoria da conspiração
A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em um acidente de avião em Paraty nesta quinta-feira, fez surgir todo tipo de teorias da conspiração nas redes sociais. Muitos internautas brasileiros parecem duvidar de que a morte foi casual e acreditam que a morte de Teori tem ligação com o fato dele ser relator da Lava Jato no STF.
Posse de Trump
Ao tomar posse nessa sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump prometeu que, tanto nos EUA quanto no exterior, buscará sempre o interesse dos norte-americanos em primeiro lugar.

A jornalista Silvânia Pinheiro assoprou velinhas ontem (19) /Foto: ArquivoPessoal
Aspas
“Estamos transferindo o poder de Washington e dando de volta para vocês”, disse ele na ocasião ao grande público presente ao evento, frisando que a partir de agora “uma nova visão governará” o país.
Parabéns
em grande estilo. É com certeza uma das mais competentes profissionais do Estado que, merecidamente, goza férias ao lado da família em Floripa. Pelas redes sociais ela conferiu e curtiu um batalhão de felicitações.
