O mandato do vereador José Carlos Juruna está por um fio. Com sua prisão confirmada no início da noite desta quarta-feira (15), o Conselho de Ética da Câmara Municipal deve se reunir para avaliar se houve quebra ou não de decoro parlamentar.

Vereador Juruna pode acabar perdendo o mandato /Foto: Reprodução
Segundo o presidente da Casa, vereador Manuel Marcos (PRB), pelo regimento interno, se for comprovada a falta de 1/3 das sessões ordinárias esse ano, Juruna perderia automaticamente o mandato.
Uma das hipóteses que poderia legalizar a ausência do vereador nos trabalhos da Casa seria a licença por 90 dias, mas ela só é concedida em casos de tratamento de saúde. Manuel Marcos afirmou que, a princípio, a Mesa Diretora aguardará o resultado dos recursos de embargos declaratórios interpostos pela defesa do vereador e, ainda, do Habeas Corpus que poderá chegar ao Superior Tribunal de Justiça.
Juruna se apresentou à Câmara Criminal do Tribunal de Justiça na tarde desta quarta-feira (15) e foi encaminhado ao Quartel do Batalhão Ambiental. Um verdadeiro esquema de contrainformações foi providenciado pelos advogados de Juruna para evitar maior exposição do réu.
Segundo informação repassada para a reportagem pelo Pastor e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Manuel Marcos, Juruna se entregaria na manhã desta quinta-feira (16), por volta das 9 horas. Estranhamente, o presidente acompanhou Juruna em sua apresentação à Justiça por volta das 18 horas.
Juruna foi condenado a mais de 9 anos de cadeia por crimes como peculato e tráfico de influência.
