Reconhecimento, solidificação e a certeza de que cooperativas se mantêm fortes em tempos de crise. É assim que a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais, a Coopserge, chega ao seu 17º aniversário. A data, comemorada nesta quinta-feira (2), traz consigo uma história de lutas, superação e muito trabalho.
Trabalho esse que não para de gerar bons frutos: o último deles foi reconhecimento nacional dispensado a cooperativa, ao ser um dos destaques do “Prêmio Qualidade Brasil” que premiou, no final de 2016, instituições modelo no cenário nacional em vários quesitos.

Diretor-executivo da Coopserge, José Roberto Araújo
Veja também: Prêmio Qualidade Brasil: Coopserge é homenageada durante cerimônia em São Paulo
O reconhecimento veio para reafirmar o compromisso e importância da cooperativa no Estado: hoje, a Coopserge é responsável pela manutenção de mais de 2.000 postos de trabalho, apoia projetos culturais e esportivos como grupos de danças, times de futebol e capoeira e ainda está presente em ações de solidariedade, como a cheia do rio Acre, através do projeto “Coopserge Solidária”.
Veja: Coopserge ajuda na ressocialização de ex-detentos de forma voluntária
O diretor-executivo da Coopserge, José Roberto Araújo, comemora as conquistas e mais um ano daquela que é a mais importante cooperativa do ramo de trabalho em todo o Estado. “De todas essas conquistas, a gente pode destacar também a nossa expansão na área social através da gestão compartilhada de espaços públicos, com parcerias entre Governo do Estado, Prefeitura [de Rio Branco], Coopserge e comunidade na administração do Centro da Juventude do bairro São Francisco. Tudo que fazemos é para o bem-estar da comunidade que estamos inseridos”.
Para 2017, Roberto conta que a Coopserge tem planos audaciosos.
“Além do melhoramento na qualidade profissional dos nossos cooperados, com cursos na área do cooperativismo e relações humanas, queremos ir mais além: para 2017, temos como meta o recebimento do Prêmio Brasil Quality Summit 2017, concedido pela Latin American Quality Institute a empresas de excelência na América Latina. Para esse ano, queremos também fortalecer e ampliar parcerias com comunidade, setor privado e governo, além de expandir nossos serviços para o setor privado”.
Veja também: Coopserge fecha o ano com os salários em dia e planejando as ações para 2017

Ozanira Araújo comemora sucesso à frente da cooperativa
Questionado sobre o que significam esses 17 anos de Coopserge, Roberto é enfático: vitória, inclusão social, dignidade e empoderamento.
“Vitória porque mesmo em um dos piores cenários de crise conseguimos honrar todos nossos compromissos, satisfação de nossos tomadores de serviço e mais conquistas de novos postos de trabalho; Inclusão social porque prestamos apoio aos que estão privados de liberdade e receberam oportunidade da justiça para trabalhar, oferecendo-lhes uma oportunidade de trabalho e os reincluindo a sociedade; dignidade pela satisfação em ser referência do cooperativismo no estado do Acre e por ser a única cooperativa a participar do prêmio “Somoscoop”; e, por último, empoderamento por conta da participação em ações sociais coletivas em debates visando potencializar a conscientização do cooperado sobre os direitos sociais e civis e do cooperativismo”.
É por esses e outros motivos que a Coopserge é, há 17 anos, lugar de pessoas felizes.
Veja mais notícias de Coopserge
