Pimenta: “Entre defender Emylson Farias ou não fazer nada, bancada governista preferiu o silêncio”

Apagou geral

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, está igual time em fase difícil, quando nada funciona dentro de campo. Exatamente quando falava de Segurança Pública, em uma palestras para pastores, comerciantes e o público em geral no Hotel Gregório, a luz da Delegacia foi cortada. E essa não é a primeira vez que o alicate passa pelo prédio provisório da Polícia Civil em Sena Madureira.

Na Capital do Iaco

Esse desleixo ocorre exatamente na terceira maior cidade do Estado e onde, nos últimos meses, a violência vem tomando conta das ruas. O deputado estadual Gehlen Diniz, do PP, não perdoou. De forma irônica disse que apoia a candidatura de Emylson para o Palácio Rio Branco e vai até para rua pedir votos, “desde que ele saia logo da Segurança Pública”, disse.

Deputados da base preferiram não se pronunciar sobre o mais novo ‘xodó’ de Tião /Foto: Reprodução

Sem aliados

A bancada de oposição pedir a ‘cabeça’ de Emylson Farias é normal, principalmente diante do número de homicídios que assustam até as famílias mais pacatas do Acre, estranho foi nenhum deputado, nem o líder do governo na Casa, deputado Daniel Zen (PT), ter levantado a voz em defesa do secretário.

Ministro no Acre

O presidente do Partido Progressista no Acre (PP), José Bestene, disse nesta terça-feira (7) que a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, representa o fortalecimento de um diálogo fundamental para investimentos no setor agrícola, agroindustrial e agropecuário da região.

Blairo Maggi vem ao Acre a convite do senador Gladson Cameli /Foto: Assessoria

Convite do senador

Para José Bestene, o convite do senador Gladson Cameli (PP/AC) para visita de Maggi ao Estado do Acre demonstra a preocupação e interesse que o parlamentar tem dispensado para o setor econômico local.

Empresários

O encontro será realizado dias após os empresários responsáveis pelo maior percentual do PIB acreano terem se reunido e exigido do governo alternativas econômicas para o Acre voltar a crescer. O ministro Maggi é um dos maiores produtores de soja do mundo. Por isso tem conhecimento do que vai falar.

Deus e o Diabo

O deputado federal Major Rocha (PSDB), que é da bancada de sustentação do governo Michel Temer, veio ao Acre e durante encontro com professores e servidores da Educação sentou ao lado do colega Leo de Brito (PT), que ‘sentou o malho’ no presidente Michel Temer. Na tentativa sabe-se lá do que, Rocha parece ascender uma vela para Deus e outra para o Diabo.

Morde e assopra

Rocha mete o pau no Governo Federal em suas agendas no Acre, mas depois utiliza o prestígio tucano para falar com ministros em Brasília. Uma postura até certo estranha, afinal, Rocha no início do mandato recusou cargos federais e lançou o jargão de verdadeira oposição criticando colegas de bancada que apoiavam Temer no Planalto.

PEC da Morte

Tudo bem que o parlamentar tenha sua ideia e posicionamento diante da reforma da previdência, mas nada justifica seu comportamento até certo ponto infiel à bandada de sustentação do Governo Federal. Sim, sim, não, não.

Gonzaga

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) disse no salão azul da Aleac que só vai mexer na CPI da BR-364 quando a Justiça se manifestar sobre a CPI da Sehab. Em primeira instância, e com pedido do Ministério Público, já houve uma manifestação favorável às minorias.

Debate

Para a Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, o deputado Jesus Sérgio (PDT) usou a Tribuna da Assembleia para denegrir a integridade moral do tenente-coronel Ruiz, comandante da Polícia Militar da Regional do Envira. A associação emitiu nota de repúdio contra a fala do deputado.

Relembrando

Jesus Sérgio pediu a saída imediata do comandante da Polícia Militar na região, alegando que o militar não estaria utilizando as estratégias corretas para combater a criminalidade, principalmente na cidade de Tarauacá.

Júlio César na parada

Até o coronel Júlio César entrou no debate, em nota, disse que “a criminalidade não é um problema somente da Polícia Militar e que a parte que compete ao 7º Batalhão, que compreende as cidades de Tarauacá, Feijó e Jordão, é muito bem comandada pelo tenente-coronel Ruiz”.

Carapuça

Jesus Sérgio voltou a utilizar a tribuna na terça-feira (7) para dizer que em momento algum tentou denegrir ou desrespeitar a pessoa do tenente-coronel Ruiz, mas pedir uma postura mais enérgica por parte do comando. Jesus acrescentou, porém, que: “se a carapuça serviu que faça dela bom uso”.

Em tempo

Reunido com as mulheres da Lavanderia Comunitária Maria Júlia da Conceição, no Bairro Novo Horizonte, na Baixada do Sol, no último sábado, o prefeito Marcus Alexandre anunciou que serão instalados no local os equipamentos da Lavanderia Lucinete de Oliveira, que funcionava no Taquari. Além disso, a lavanderia também passará por melhorias nas partes elétrica, hidráulica e no telhado, além de nova pintura do prédio e reconstrução da calçada.

PIB em queda no ano de 2016

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou 2016 com queda de 3,6%. Em 2015, a economia brasileira já tinha recuado 3,8%. Segundo dados divulgados na terça-feira (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB de 2016 ficou em R$ 6,3 trilhões. De acordo com o IBGE, os números do PIB de 2015 e 2016 representam a maior recessão desde 1947.

Dia Internacional da mulher

Em homenagem à semana da mulher, o plenário do Senado aprovou na terça-feira (7) quatro projetos de lei voltados para assistência e proteção da população feminina. O principal deles prevê atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, inclusive com acompanhamento psicológico e cirurgia plástica reparadora quando for o caso.

Maria da Penha

Homenagem

“Olá. Eu sou a Maria da Penha. Pela minha história e minha luta, dou nome à principal lei brasileira contra a violência doméstica. E neste mês de março emprestei meu nome ao RIOgaleão. Esta causa precisa de visibilidade e do apoio de todos e de todas”. A mensagem da farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou durante mais de 20 anos para ver seu agressor punido e foi homenageada dando seu nome à Lei 11.340/2006, será ouvida a partir desta quarta-feira (8) no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão.

Mudança provisória

A unidade aeroportuária terá seu nome mudado de forma provisória durante dez dias para Aeroporto Maria da Penha. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Controle de cães e gatos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei (PL) 1376/03, que cria regras para o controle populacional de cães e gatos no território nacional. A medida estabelece normas para a esterilização levando em consideração as localidades que apontem para a existência de superpopulação desses animais. O projeto segue agora à sanção presidencial.

PUBLICIDADE