Após estar desativado desde fevereiro de 2017, o Grupamento de Intervenções Rápidas e Ostensivas (Giro) da Polícia Militar do Acre (PMAC) foi reativado nesta quarta-feira (10) na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. O Giro funcionava com policiais do 1º ao 5º batalhão, até agora só o 3° retornou e os outros devem reiniciar suas atividades de forma gradativa.
A PM afirmou que suspenção das atividades teria ocorrido por conta do período de chuvas no estado, por isso, as guarnições passaram a operar em caminhonetes. A PM também informou, na época, que havia renovado o contrato com a empresa responsável pela manutenção das motocicletas usadas nas ações, mas enfrentava dificuldades com materiais danificados.
O capitão Silva Araújo, que atua no 3º batalhão, afirmou que o retorno do Giro reforça as ações de segurança que são executadas na área e dá uma maior mobilidade, podendo chegar mais rapidamente aos locais onde foram registradas ocorrências.
Suspensão foi causada por sucateamento, diz coronel
Em fevereiro deste ano, o coronel Ulysses Araújo disse que o sucateamento das motocicletas seria o principal motivo para a suspensão das atividades. Araújo destacou que suspensão poderia causar problemas no tempo de resposta da polícia em algumas ocorrências. Segundo ele, o grupamento possui maior agilidade devido ao transporte de motocicleta, principalmente em horários de pico no trânsito da Capital acreana.
Com informações do G1/Acre