Mesmo sem apoio, secretário-geral do PSDB diz que só larga o cargo após “ordem da nacional”

Assinatura

A assinatura de Pedro Correia, o Correinha, na representação contra a Frente Popular do Acre, por suposta campanha antecipada, protocolada no Ministério Público Eleitoral, foi questionada por filiados do PSDB na manhã de ontem (27). Sem querer revelar a identidade, eles procuraram a coluna para afirmar que Correinha, sem mandato desde o dia 17 de junho, não teria legitimidade para assinar como secretário-geral do partido.

O outro lado

Bem, como a coluna é democrática, ouvimos Correinha. De pronto, este apresentou uma certidão da Justiça Eleitoral que o credencia como secretário-geral dos tucanos até maio de 2018. “Se minha assinatura não vale, a do Aécio menos ainda”, retrucou o líder partidário, que coloca sob suspeição a alteração na vigência do mandato da executiva estadual tucana, feita por alguém do PSDB nacional, que, segundo o deputado federal Major Rocha, utilizou a senha de Aécio Neves, em pleno domingo, no horário de futebol, mais precisamente às 15h12 do dia 11.

Daqui não saio

Correinha disse à coluna que só deixa o cargo quando for notificado pela executiva nacional. Ainda de acordo com o tucano de bico duro, o partido não tem dono. “Não é do Aécio e nem do Marcio Bittar”, acrescentou. Para o secretário-geral, os questionamentos sobre a sua legitimidade partiram de pessoas ligadas ao grupo que apoia Bittar.

Novela mexicana

Pelo acirramento dos ânimos dentro do ninho tucano, essa parece ser uma novela mexicana. Capítulo final mesmo, somente o senador Tasso Jereissati (CE), presidente interino, poderá dar. Com a proximidade do recesso parlamentar, e Brasília incendiada pelas acusações contra o presidente Michel Temer, há quem diga que a decisão sobre o PSDB do Acre acontece antes do feriado da independência.

À deriva

Correinha fala grosso, bate o pé e afirma que a sigla no Acre não tem dono, e ao que arece, o partido segue à deriva. O caso envolvendo o casal Toinha e Zé Vieira, em Sena Madureira, no famoso encontro com o governador Tião Viana, abalou ainda mais o partido, que praticamente desapareceu em todo o Estado.

Números

Segundo o que a coluna apurou, a decadência do PSDB no Acre nas últimas eleições foi fator decisivo para o Estado ser incluído entre os cinco que sofreram intervenção por não ter alcançado as metas de crescimento impostas pela executiva nacional.

Repercussão

Continua repercutindo a decisão do ministro Ricardo Barros de abrir auditoria para investigar o motivo da paralisação de obras conveniadas entre o Estado e o governo federal. Ontem (26), um deputado da base de Tião Viana, Jesus Sérgio, disse que vai colher assinaturas para abrir uma CPI para apurar os fatos.

Pizza

Seria trágico, se a proposta de Jesus Sérgio não fosse cômica, isso porque nenhuma das CPIs em andamento na Assembleia Legislativa do Acre vem tendo o resultado que a sociedade espera. Uma delas, a da Sehab, presidida pelo petista Lourival Marques, ainda não disse a que veio.

Banda larga

O senador Jorge Viana (PT), relator da política pública de expansão da banda larga, definida pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado para ser avaliada ao longo de 2017, defendeu ontem (27), durante audiência da CCCT, a ampliação da cobertura da internet 3G, lamentando que apenas 10% dos municípios brasileiros tanham banda larga.

Senador Jorge Viana /Foto: Assessoria

Abre aspas

“Queremos saber o que precisa ser feito”, questionou. “A telefonia móvel e a internet no Acre não é universalizada, custa caro e não tem qualidade”, disse o senador.

Sexo dos anjos

Os vereadores da capital que vinham sendo elogiados por suas atuações em plenário passaram toda manhã de ontem (27) discutindo o sexo dos anjos. N. Lima (sem partido) levantou um debate sobre a gestão do ex-governador Orleir Cameli e conseguiu pautar o discurso da base de Marcus Alexandre, cujos integrantes saíram em defesa de Jorge, Binho e Tião Viana. Nada produtivo.

Ação Popular

Uma ação popular foi protocolada para tentar liberar o Uber em Rio Branco. A medida vai de encontro à decisão da Rbtrans referendada pelo prefeito Marcus Alexandre. A judicialização do processo segue o que já aconteceu em outras capitais.

Tapete vermelho

A empresária Charlene Lima está preparando um megaevento para recepcionar o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O evento político acontecerá nesta quinta-feira (29), e deverá contar com a presença de líderes da oposição de todo o Estado.

Roberto Jefferson e Charlene Lima /Foto: ContilNet

Mais obras

O DNIT anunciou para a próxima segunda-feira, dia de julho, o lançamento de mais uma frente de serviços – a terceira – na recuperação da BR-364. Desta vez, a população dos municípios de Rio Branco, Bujari e Sena Madureira será contemplada com a operação tapa-buracos. Somente no trecho entre Rio Branco e o Igarapé Andirá, os investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões.

Castanha para o ministro

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, não perdeu a oportunidade de fazer propaganda da castanha produzida em suas empresas. Deu um saco de castanha para o ministro da saúde, Ricardo Barros, na última segunda-feira (26).

Cortês

Alguns políticos que estavam presentes no evento e viram Mazinho todo cortês disseram que essa simpatia bem que poderia ser estendida aos pré-candidatos da oposição que pretendem disputar a Câmara dos Deputados. Mazinho tem jogado duro com quem ameaça o reduto que ele jura ser apenas de Flaviano Melo.

Repúdio

O presidente do sindicato dos médicos, Dr. Ribamar Costa, lançou nota de repúdio às declarações do ministro Ricardo Barros sobre os médicos. A instalação de um ponto eletrônico nas unidades de saúde vem causando muita polêmica no meio.

Painel

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão tem uma nova ferramenta online para consulta de dados da administração federal. O Painel Estatístico Pessoal (PEP) terá atualizações mensais, com dados sobre despesas, distribuição e perfil dos servidores civis e militares.

Concurso público

Por falar em concurso público, o governador Tião Viana anunciou o lançamento nos, próximos dias, de edital para convocação de mais soldados para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. O anúncio foi feito ontem (27), durante comemorações alusivas à tropa.

PUBLICIDADE