Hemoacre realizará café da manhã para comemorar Dia Mundial do Doador de Sangue

O Hemoacre realiza nesta sexta-feira (30) às 8 horas, um café da manhã em alusão do Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento é aberto ao público e tem como tema “festa junina”.

O objetivo do evento é que os participantes possam confraternizar e também doar sangue, tendo em vista que no Acre a média de dadores é inferior ao necessário para suprir a demandas dos hospitais públicos.

“Nós recebemos cerca de 700 doações mensalmente, sendo que o ideal seriam 1.100, por isso estamos sempre tentando conscientizar aqueles que vão doar pela primeira vez, a se tornarem doadores assíduos, pois assim, a pessoa estará ajudando o próximo”, afirma Quésia Nogueira, gerente de Captação do Hemoacre.

Segundo a direção da instituição, a média de doações por dia é de 20, quando o ideal seria, no mínimo, 45 doações.

As transfusões de sangue são um componente essencial dos cuidados médicos de emergência. O suprimento adequado de sangue durante esses momentos requer um serviço de transfusão bem organizado, que só pode ser assegurado com a colaboração de toda a comunidade e com uma população comprometida com doações voluntárias não remuneradas ao longo do ano.

Para se tornar um doador de sangue é muito simples – é preciso ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento com foto. Menores de idade precisam ir acompanhados de um responsável.

Além de fazer todos os exames de forma gratuita, o doador recebe uma carteira de identificação que o beneficia com direito à meia entrada no cinema e isenção na taxa paga em concursos públicos no Estado.

PUBLICIDADE