Bandeira amarela na conta de energia deixa consumo mais caro para os acreanos em julho

No mês de julho os acreanos vão pagar mais caro na conta de energia elétrica. Isso porque a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento do custo de geração de energia foi o responsável pelo acionamento da bandeira amarela.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Neste ano, as contas de luz já tiveram bandeira vermelha, nos meses de abril e maio, e em junho a bandeira ficou verde. A Aneel já disse que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE