O que era para ser uma manifestação feminista em favor da pré-candidatura da vice-governadora Nazareth Araújo, ao governo do Acre, transformou-se num ato político que lotou as dependências do espaço Afa Jardim, tarde desta quinta-feira (20), no Centro da cidade. Cardeais petistas, dirigentes da Frente Popular, representantes do movimento social e principalmente mulheres manifestaram apoio àquela que poderá ser a primeira candidata mulher ao cargo mais importante do estado.
A manifestação também contou com as presenças do governador Tião Viana e de seu irmão, senador Jorge Viana, ambos do PT. “A Nazareth é a continuação de uma história de luta e amor pelo Acre”, declarou o senador, referindo-se ao pai da pré-candidata, o ex-governador José Augusto de Araújo. “Temos orgulho dessa mulher honrada, competente e cheia de propósitos com a causa acreana”, completou o governador.

Nazaré é pré-candidata ao governo pela Frente Popular do Acre/Fotos: Val Fernandes
Germano Marino, do Fórum LGBT do Acre, disse que Nazareth representa as causas humanas e que defende as pessoas mais necessitadas de serem reconhecidas como cidadãs. “Essa mulher é o resgate de uma história bonita do Acre, que ela traz desde o seu berço, uma história interrompida abruptamente”, disse uma das fundadoras do movimento feminista no Acre, Roseli Scalabrim.
A líder indígena, Letícia Yawanawá, acredita que a pré-candidata representa a esperança e a inclusão dos povos tradicionais nas políticas de Estado. “Ela respeita as diferenças culturais e éticas da nossa gente”. A presidente da Rede Acreana de Mulheres e Homens, Joice Aguiar, assim definiu a vice-governadora: “ela representa as conquistas e a possibilidade de empoderamento das mulheres”, vislumbra a feminista.

Afa Jardim ficou lotado de militantes e simpatizantes da pré-candidatura de Nazaré Araújo/Fotos: Val Fernandes
A pré-candidata
Recebida sob aplausos e manifestações de carinho, Nazaré cumprimentou os apoiadores e, em tom emocionado, agradeceu a Deus e disse que a sua pré-candidatura era uma honraria e uma enorme responsabilidade. “Sou uma pessoa muito agraciada por Deus. Será uma honra governar o Acre, principalmente pelo chamado que recebi para ser vice-governadora. Todo dia acordo com a intenção de honrar esse mandato. Muito obrigado, muito obrigado”, disse Nazareth Araújo.
Formada em Direito pela Universidade de Brasília UNB, com especialização em Direito Constitucional e Administrativo, Nazareth Araújo, de 50 anos, é procuradora de carreira do Estado. Em 2010, torna-se a subchefe da Casa Civil do governo do Acre. Na campanha para reeleição de Tião Viana, em 2014, é eleita vice-governadora do Estado.





